sábado, 30 de abril de 2011

Comemorações!!!

Fala Galera! Estou aqui para Agradecer muito a vocês! O BLOG ART MUSIC bateu a meta de 1000 VISITAS! Um dia extraordinário para a história do nosso Blog! Fiz uma remodelagem no menu e agora temos os posts separados em seções! O ínicio mostra as atualizações recentes, e essas atualizações vão para a sua determinada seção no Menu do Blog.
Preparei uma espécie de Slide de Agradecimento a Vocês: Nossos Visitantes. Espero que gostem!












A Equipe do BLOG ART MUSIC agradece muito a sua visita!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que é um Metrônomo?

Fala Galera! Um pouco tempo sem atualizações, mas foi por falta de tempo mesmo! Agora arranjei um tempinho para postar coisas novas, e hoje vou falar sobre o Metrônomo: um aparelho pouco conhecido, mas bastante necessário.

O que é um Metrônomo? Um Metrônomo é um aparelho usado para medir o andamento (tempo) musical. Produzindo pulsos de duração regular, ele pode ser utilizado para fins de estudo ou interpretação musical. Resumindo tudo isso e "traduzindo para a linguagem de um iniciante": O Metrônomo é um aparelhinho que é usado para medir o tempo da música. É usado para indicar o tempo certo, para não tocarmos a música muito acelerada, nem muito lenta, então ele é bastante necessário na hora de estudar música.

Quais são os tipos de Metrônomos? Existem os Metrônomos Mecânicos, que são produzidos de uma forma mais rudimentar (antiga) mas tem bastante precisão: Funcionam através de um pêndulo oscilante. Sua oscilação é regulada pela distância de um peso na haste de um pêndulo. Essa oscilção pode ser mais lenta ou mais rápida, sendo que cada oscilação corresponde a um tempo no compasso. Existem também os Metrônomos Eletrônicos: os compassos são indicados pelo piscar de uma luzinha de LED e também um som eletrônico.

Como se faz a utilização de um Metrônomo? Os Músicos usam os Metrônomos para manter um tempo padrão nãs suas composições (como já falei aqui). Mesmo nas composições que não possuem um tempo adequado, o Metrônomo pode ser usado para indicar o tempo das variações dessa melodia a ser tocada. Ainda existe otura utilidade do Metrônomo que vai além da música: Os educadores físicos usam o Metrônomo para fazer testes e treinamentos em alunos e atletas.

Conceitos: Metrônomo Mecânico e Metrônomo Eletrônico: Já falei aqui mais prefiro dar mais uma aprofundada nesse assunto: Um Metrônomo Mecânico é um Metrônomo que usa um pêndulo para a regulação do pulso (como já havia falado). Esse pêndulo consiste em uma haste metálica com um peso deslizante. Quanto mais próximo esse peso está do eixo do pêndulo ele irá girar mais rápido e quanto mais distante ele estiver, ele irá girar mais lento. O Metrônomo Eletrônico usam cristais de quartzo para a regulação do tempo. Os mais simples possuem um disco para regulagem do tempo. Outros possuem também um sistema de afinação, ou seja, possuem afinador para seu instrumento, podendo ser um diapasão que solta o som de afinação da corda A (lá) 440HZ. Alguns dsses Metrônomos podem produzir sons diferentes para a contagem de compassos compostos ou irregulares. Existem também os Metrônomos que podem ser baixados pela internet, só que ele é instalado no computador, então não dá pra levar pra todo lugar, ou seja, não tem a mobilidade de um Metrônomo Eletrônico.

Quanto custa um Metrônomo? Os Metrônomos não são uns os equipamentos musicais mais baratos, então se deve pesquisar muito antes de comprar um, os preços a seguir: Um dos Metrônomos mais sofisticados do Mundo (citado até na postagem sobre Metrônomo na Wikipédia) é Dr. Beat DB 90 da Boss, pois ele usa recursos profissionais e tem uma super precisão. Pode ser encontrado na Internet por R$ 499,00, o que não chega a ser caro diante na funcionalidade deste produto. Outro Metrônomo muito bom é o TU 80 que também é da Boss, ele conta com um afinador cromático com tela de LCD muito preciso, além de uma funcionalidade incrível e precisão muito boa. Pode ser encontrado na internet por uns R$ 109,00, o que também não chega a ser tão caro, pois esse produto é extremamente funcional.


Fotos:

Metrônomo Eletrônico Dr. Beat DB 90 da Boss.

Metrônomo Mecânico.


Lembrem-se pessoal. Não adianta comprar um Metrônomo se você ainda não sabe usar, vá com calma, se mantenha informado mas não seja precipitado. Conheça mais sobre esse equipamento, pesquise como é usado, em que frequência e etc. Quanto estiver na hora certa de comprar tenha bastante calma, os modelos que mostrei como o Boss TU 80 são bastante acessíveis, então tem como pesquisar bastante e não sair no prejuízo.


                                             Links: 
Anúncio do Metrônomo Dr. Beat DB 90 da Boss: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179757274-metrnomo-dr-beat-db-90-boss-o-melhor-do-mundo-_JM
Página do Metrônomo Dr. Beat DB 90 no site da Boss Brasil:http://roland.com.br/boss/produtos/341
Anúncio do Metrônomo TU 80 da Boss: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180773906-afinador-eletronico-metrnomo-boss-tu-80-frete-gratis-_JM
Página do Metrônomo TU 80 no site da Boss Brasil: http://roland.com.br/boss/produtos/344
Site da Boss Brasil: http://roland.com.br/boss


Espero ter Ajudado!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Amplificadores para Violão.

Fala Galera. Ontem não postei nada porque não deu tempo. Mas hoje venho com um assunto pouco falado na Net mais muito importante: Os amplificadores para Violão. Não são Caixas Amplificadas. Caixas Amplificadas são aquelas que pegam microfone, DVD e etc. O Amplificador para Violão é igual a um de Guitarra, mais ele suporta o sinal do Violão e não da Guitarra, além de terem uma aparência mais Vintage (Clássico). Então vamos ao Post:

O que é um Amplificador para Violão? É um tipo de Amplificador que suporta o sinal do Violão. Esses Amplificadores permitem ao Violonista, um som limpo com bastante Timbre (o que depende também do Violão) e a adição de alguns efeitos, como o Chorus. Esses Equipamentos também possuem potência (W), que pode ser escolhida pelo comprador. As potências dependem de onde você irá usar o equipamento. Então tem que escolher com muito cuidado.

Quais são os tipos de Amplificadores para Violão? Assim como os Amplificadores de Guitarra, a linha de Amplificadores para Violão envolve vários modelos. Uns mais complexos e outros mais simples. Os mais complexos possuem mais quantidade de efeito e geralmente suportam os dois tipos de Violões: Aço e Nylon. Para escolher o sinal recebido do Violão (Aço ou Nylon) muda-se a posição de uma chave seletora. Os amplificadores mais complexos também possuem entrada para Microfone, Saída para Mesa de Som, e entrada para ligar CD, DVD Player. Por ter essas qualidades eles se assemelham muito a uma Caixa Amplificada, mais essa semelhançã muda totalmente quando se vê os efeitos que esses Amplificadores possuem. Os Amplificadores mais simples possuem apenas entrada para Violão, Saída para fone de ouvido, e os equalizadores comuns (Graves, Agudos). Não possuem entrada para Microfone nem chave para Violão Nylon ou Aço, e nem os efeitos. Mas são mais baratos.

Os efeitos adicionados ao som do Violão também podem vir de pedais? Sim, existem os pedais exclusivos para Violão, que proporcionam um efeito perfeito no som do seu instrumento. O Timbre final da junção de Amplificador + Violão depende muito do Violão. Um Violão bom (Takamine, Crafter, Michael, Giannini, Strinberg, e etc.) com captador bom e saída perfeita (principalmente se for saída XLR) proporcionam um som incrível, limpo, brilhante e perfeito para adição de efeitos. Os pedais para Violão costumam ser de Chorus, Delay e outros efeitos que são mais "maneiros" (não tão pesados como a distorção). Mas também existem pedais com efeitos mais "Pesados" (Distorção, Overdrive e etc.). A escolha depende do músico e do estilo de música que ele toca.

Quais são as melhores marcas de Amplificadores? Sem nenhuma discussão, os Amplificadores Marshall e Fender lideram quando se fala de Qualidade, mais também são caros, sendo possível ser adiquirido apenas por músicos famosos e consagrados ou bandas que já fazem algum sucesso. Outros que também não fazem feio são os Meteoro, Laney e Ibanez, por que tem um som legal e são mais baratos do que os outros citados acima. O importante é testar muito na hora da compra, sem se esquecer é claro do preço. Entender um pouco sobre amplificadores também é necessário na hora da compra. Porque quando não sabemos quase nada, alguns vendendores se aproveitam e cobram muito mais caro por um Equipamento que nem é tão bom assim.

Existem Amplificadores específicos para cada tipo de Violão? Sim. Existem os exclusivos para Aço, os exclusivos para Nylon e os que suportam os dois tipos. Os dois Violões possuem um som diferente, por isso só amplificadores mais potentes, que possuem grande parte técnica consegue amplificar os dois tipos. Esses amplificadores podem ser um pouco mais caros, mas acredide, é melhor demorar e comprar um bom do que se precipitar e comprar um que não seja tão bom assim. Essa diferença de modelos e seus suportes devem ser observadas no momento da compra: não tenha medo de perguntar, o vendendor tem o dever de lhe explicar tudo, tanto as qualidades como os defeitos para que você possa fazer uma compra segura!

Quanto custa um Amplificador para Violão? Os modelos mais simples como o Meteoro Acoustic V70 podem ser encontrados por R$1.754.00 pela Net. Modelos mais complexos como o Fender Acoustasonic SFX II por R$4.775.00. São Amplificadores conhecidos que tem um som incomparável. Mas existem outros Amplificadores bons também, sei que não é todo mundo que tem R$2.000.00, R$4.000.00 pra gastar em um Amplificador. O importante é pesquisar bem para não sair no prejuízo em qualquer compra. Ir comprar um equipamento sem informação é o mesmo que "aprender a nadar se afogando" (frase do seriado Todo Mundo Odeia o Chris, episódio: Todo mundo odeia o Orientador). Se precipitar não vai levar a nada. E também se você não achar o modelo que procura não precisa comprar outro qualquer só porque não conseguiu o pretendido. Espere calmamente, pois tudo na vida tem seu tempo!


Fotos:

Amplificador Meteoro Acoustic V70 com 70W efeitos de Chorus, Reverb, Afinador , suporte para Violão Aço/Nylon, CD/DVD Player, 2 entradas para Violão e ligação em Mesa de Som.


Amplificador Fender Acoustasonic SFX II de 160W com efeitos de DSP, Chorus, Delay, Reverb, Vibratone, Eliminador de Microfonia, Chave de Fase, suporte para Violão Aço/Nylon, Loop de efeitos estéreo e equalizador de Graves, Médios e Agudos.



Violão Crafter HTC-24 EQ/NT. Um ótimo exemplo de Violão com qualidade, que pode ser ligado perfeitamente em um desses modelos de Amplificadores.


                                                       Links:
Anúncio do Meteoro Acoustic V70: http://www.americanas.com.br/produto/6688093/instrumentosmusicais/audio/amplificadores/amplificador-acoustic-v70-meteoro
Página do Meteoro Acoustic V70 no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=53
Site da Meteoro Amplificadores: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/index.php
Anúncio do Fender Acoustasonic SFX II: http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7061-amplificador_cubo_fender_acoustasonic_sfxii_para_violao__160w_rms
Página do Fender Acoustasonic SFX II no site da Fender:http://www.fender.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=7122&linha=393&categoria=amp
Site da Fender Brasil: http://www.fender.com.br/padrao/padrao.php?link=home
Página da Série de Violões Silver da Crafter onde está o Violão Crafter HTC-24 EQ/NT: http://www.crafterguitars.com.br/v2/productos.asp?idg=40017102323AMB1ZAYOJ
Site da Crafter Guitars Brasil: http://www.crafterguitars.com.br/v2/


Lembrem-se de testar todo e qualquer produto. Se informe mais sobre o modelo, busque Review's e opniões, e compre o produto quando estiver com 100% de certeza do que quer fazer!


Espero ter Ajudado!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como trocar as cordas de um Violão de Aço

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de uma coisa que tira muita gente do sério, A troca de cordas de um Violão de Aço. Os Violões de Aço possuem aqueles pinos o que facilita a troca, pois ao contrário do Violão de Nylon não é preciso dar nós na corda envolta do cavalete. Então vamos ao post:

Como posso trocar as cordas de um Violão de Aço? Você deve precisar de um encordoamento novo (dããããããã!), um alicate e se quiser um encordoador (peça que serve para girar a tarraxa mais rápido). O cavalete de um Violão de Aço na maioria das vezes possui um pino para cada corda. Esses pinos servem para prender a corda no cavalete e você tem que prestar atenção na hora que for manusear ele. As tarraxas de um alguns Violões de Aço também são diferentes, algumas possuem uma trava para cordas e isso facilita muito na hora da troca.

Como retirar as cordas velhas? Você deve desapertar ela da tarraxa. Depois que fizer isso deve desapertar ela do pino. Para fazer isso você precisa de um Alicate, mas uma palheta também serve. Você usará o alicate para puxar o pino para cima. Na hora de retirar o pino pressione a corda para baixo se não o pino pode travar e quando você forçar ele pode torar. E se ele torar já era: você tem que levar o Violão no Luthier e o coitado do Luthier vai sofrer pra retirar o pino!

Como colocar as cordas novas? Você deve encaixar primeiro a corda no pino. Para fazer isso coloque a corda dentro do buraquinho, lembrando sempre que deve colocar a parte que tem aquela bolinha. Depois que fizer isso encaixe o pino: preste atenção pois o pino tem o lugar certo para encaixar na corda: o lugar onde a corda passa tem uma espécie de canal no pino, então preste atenção e coloque esse canal no lugar certo. Depois de ter empurrado o pino, aperte ele e puxe a corda para cima. Fazendo isso a corda vai travar e não vai sair mais. Se você não fizer isso corretamente, quando sua corda sofrer tensão o pino vai pular e a corda vai soltar. Depois de ter encaixado a corda no pino encaixe a outra ponta no buraquinho da tarraxa. Se sua tarraxa possuir a trava a corda vai travar assim que você por ela no buraquinho, mas continue apertando a tarraxa até a corda ficar firme. Depois que fizer isso dê uma afinada, e após afinar puxe um pouco as cordas (cuidado para não arrebentar, puxe com cuidado) para elas cederem, pois cordas novas vão esticando com o tempo e é por isso que desafinam rápido.

Posso retirar todas as cordas de uma vez só? Não é recomendado! Pelo mesmo motivo explicado nas postagens sobre como trocar as cordas de Guitarra: as cordas puxam o braço para frente, então quando você soltar tudo o braço vai para trás, então você pode ter problemas como trastejamento (corda baixa raspando no traste) ou encordoamento alto. Com esses problemas você terá que levar seu instrumento a um Luthier e poderá gastar um dinheirinho a mais em uma regulagem. O melhor a fazer é trocar corda por corda, pois assim você fica tranquilo e não irá se confudir na hora de por as cordas novas. Uma dica importante é separar os pacotinhos (ou as cordas fora do pacote) em uma ordem, por exemplo: 1° corda (Mi), 2° corda (Si) e tal, pois assim você não irá se confudir.

Como a corda fica presa no cavalete? Ela é presa pelo pino, mais além disso ainda tem coisa: a bolinha fica abaixo do cavalete então ela não volta pelo buraquinho já que o pino impede que a bolinha passe, pois ele entope o buraquinho. Por isso é importante apertar bem o pino pois a corda pode sair, empurrando o pino pra fora. Outra coisa para se observar quando for comprar o encordoamento é a bolinha. Sem essa bolinha no final da corda é impossível prender ela no Pino, então preste bem atenção.

Qual é a hora certa para trocar o encordoamento? Quando as cordas estiverem enferrujadas ou perdendo o timbre o certo é trocar. Cordas enferrujadas podem arrebentar a qualquer momento e lhe machucar ou danificar seu instrumento. Além disso cordas enferrujadas marcam o traste e podem danificá-lo totalmente fazendo você ter que fazer uma troca total de traste. Esse trabalho custa caro e a escala do seu Violão pode não aguentar o processo de troca, então é melhor previnir e trocar o encordoamento.

Fotos:

Violão Folk Aço Giannini GF-2M C EL 
Encordoamento D'addario EXP 0.10 para Violão Aço. Essa marca possui grande qualidade nos seus produtos e é recomendada para quem está pesando em comprar um bom encordoamento.


Encordoador Alice. Essa parte quadrada fica da tarraxa do Violão, agente segura no canudinho e gira. Fazendo isso a tarraxa gira mais rápido.




                                              Links:

Vídeo que explica como trocar o encordoamento de um Violão Aço: http://www.youtube.com/watch?v=5I-p_8QMp8U&feature=related
Anúncio do Encordoamento EXP 0.10: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180272293-encordoamento-violo-aco-daddario-exp-o10012-frete-gratis-_JM
Página da Alice no site da Deval Instrumentos Musicais: http://www.deval.com.br/alice.asp
Página do Violão GF-2M C EL no site da Giannini:http://www.giannini.com.br/produtos_detalhe.asp?id=1000
Site da Giannini: http://www.giannini.com.br/home.asp  
 

Lembre-se, se tiver alguma dúvida leve seu instrumento a um Luthier, se você tentar fazer algo precipitado poderá danificar seu instrumento, então nunca se precipite.
 
Visite também nossa postagem sobre como trocar as cordas de um Violão de Nylon: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/como-trocar-as-cordas-do-seu-violao-de.html


Espero ter Ajudado!

domingo, 24 de abril de 2011

Como trocar as cordas de uma Guitarra (4)-Guitarras modelo Telecaster

Fala Galera! Hoje é Domingo de Páscoa e essa é a nossa postagem de número 50! E eu estou aqui para finalizar a série de postagens sobre "Como trocar as cordas de uma Guitarra". Eu já falei da troca de cordas de uma Stratocaster (Strato), de Guitarras Les Paul ou que tenha ponte Tune-O-Matic e de Guitarras com Floyd Rose/Micro Afinação, e agora vou finalizar com as Guitarras Telecaster, um modelo muito popular da Fender que fez e ainda faz muito sucesso. Então vamos ao post:

Como posso trocar as cordas de uma Guitarra telecaster? As pontes de Guitarras Telecaster são fixas, o que significa que não suportam alavanca. Essas pontes tem um modelo único e possuem um corte aonde está presente o captador. Porém existem dois tipos básicos dessa ponte: a ponte vintage com 3 Saddles (uma espécie de carrilho) e a ponte com 6 Saddles. Para você trocar as cordas de uma Telecaster você precisa ter a mão um encordoamento novo (e la vou eu de novo: dããããããã!) e um alicate.

Como escolher o encordoamento novo? Existem várias expessuras de encordoamentos e várias marcas também. É importante você escolher ume expessura que você já usa, porque sua Guitarra já está regulada para receber a tensão daquela determinada expessura. Existem expessuras 0.09 (mais fina) 0.10 (mais grossa) e muitas outras 0.08, 0.11 e etc. Se você escolher uma corda com expessura diferente da que você usa, você deve levar sua Guitarra a um Luthier para ele fazer a regulagem do tensor para sua guitarra suportar a tensão de determinada corda. Aproveite essa viagem ao Luthier e peça para ele colocar as cordas, assim você poderá ter uma noção de como fazer quando for tentar colocar sozinho. Atenção!!! Nunca tente mecher no tensor, pois você poderá provocar danos graves ao seu instrumento.

Como retirar as cordas velhas? Se sua ponte for uma Vintage de 3 Saddles, sua Guitarra deve possuir os furos na parte de trás do corpo semelhates aos furos de uma Guitarra Strato (dê uma olhada na postagem que fala sobre a troca de cordas de uma Guitarra Strato: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/04/como-trocar-as-cordas-de-uma-guitarra-1.html). Para retirar as cordas basta você desprender ela da tarraxa e empurrar ela para baixo da ponte. A corda deverá sair pelos furos atrás da Guitarra. Se você usa uma ponte com 6 Saddles deve ser também da mesma forma, ou poderá ser semelhante as guitarras com ponte Tune-O-Matic (visite a postagem da troca de cordas de uma Guitarra com ponte Tune-O-Matic: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/04/como-trocar-as-cordas-de-uma-guitarra-2.html). A corda deverá ser pressionada para parte de trás da ponte e não para dentro da ponte (parte de trás da Guitarra). Quando você fizer isso a corda sairá pela parte de trás da ponte e não pela parte de trás da Guitarra.

Como colocar as cordas novas? Pelo mesmo locar por onde você retirou as velhas. Se sua ponte é a de 3 Saddles e a sua Guitarra possui os furos na parte de trás, você deve colocar a parte da corda que não possui a bolinha por dentro do furo e puxá-la do outro lado até o final da corda encaixar na ponte. Depois disso alinhe a corda ensima do Saddle e siga com ela até a tarraxa. Quando chegar a tarraxa coloque a corda dentro do furinho que a tarraxa possui e aperte a tarraxa até a corda ficar firme e não se soltar. Após fazer isso corte o excesso de corda e dê uma breve afinada. Se sua ponte é de 6 Saddles e as cordas saírem por trás da ponte coloque a parte que não possui bolinha por dentro do furinho (que está atrás da ponte, não atrás da Guitarra!) e puxe ela até a bolinha (que está presente na parte de trás da corda) encaixar na ponte. Após fazer isso coloque a corda na tarraxa e aperte.

Posso retirar todas as cordas de uma vez só? Não! Você não deve fazer isso em hipótese alguma: quando as cordas estão presas elas puxam o braço pra frente, então se você soltar tudo o braço irá para trás, então quando você recolocar as cordas poderá ter problemas de trastejamento (cordas baixas que raspam no traste) ou encordoamento alto. Retire uma corda e reponha ela e aperte, e faça isso corda por corda. Algumas pessoas falam que é melhor tirar tudo para poder limpar escala, captadores, mais isso pode não ser tão bom como já expliquei. O melhor é tirar uma corda (ex: Mizona) e limpar o espaço equivalente a ela na escala e nos captadores. Depois de fazer isso recoloque a corda e faça isso corda por corda. Vai demorar um pouco e dará mais trabalho, mais você estará fazendo o processo corretamente.

Como a corda fica presa na ponte sozinha? Pela bolinha que a corda possui no seu final. Essa bolinha fica presa nos furos (no caso das pontes de 3 Saddles furadas) ou na ponte (no caso das pontes de 6 Saddles que não são furadas). Por isso você deve prestar bem atenção para não colocar a bolinha do lado da tarraxa, fazendo isso você não prenderá a corda e ela se soltará rapidamente. Aproveitando a pergunta vou mostrar uma dica na hora de trocar as cordas: separe as cordas em uma posição organizada, exemplo: 1° (Mi), 2° (Si) e etc. Assim você não irá se confudir na hora de por as cordas novas na sua Guitarra. Também é preciso prestar atenção nos furinhos, para não por a corda no furinho errado.

Posso deixar o excesso de corda em cima da tarraxa? Não é recomendado. Você deve cortar a corda bem na ponta, mais só deve fazer isso quando você tiver a certeza de que a corda está totalmente presa e não irá se soltar. Deixando o excesso de corda em cima da tarraxa você poderá se machucar com a ponta da corda e arranhar seu instrumento, por isso o certo a fazer é cortar logo.

Qual é a hora certa para trocar o encodoamento? Quado a corda estiver meio enferrujada, estiver perdendo o timbre o certo é trocar o encordoamento. Se você deixar a corda enferrujada no seu instrumento poderá danificar os trastes por exemplo, além de sofrer o risco de a corda arrebentar. Se você faz show o certo é trocar a corda a cada 15 dias ou 1 mês, dependendo da frequência dos ensaios e apresentações. O importante é ter sempre um encordoamento novo a mão, pois nunca se sabe quando a corda vai resolver torar. Se você estiver no meio de um show ou de um ensaio não dá pra você ir comprar um encordoamento novo né, então o melhor é se previnir. Dai vem também a necessidade de saber trocar as cordas de sua Guitarra, pois não adianta nada ter o encordoamento e não saber trocar as cordas.

Fotos:

Guitarra Telecaster com ponte de 6 Saddles. Os Saddles são essas partes que prendem as cordas. Esse modelo de ponte é semelhante ao de uma Guitarra Strato, só que sem a alavanca.
 

Ponte Vintage com 3 Saddles. Os Saddles são essas partes que as cordas passam por cima antes de seguir até a tarraxa. Os Saddles são semelhantes aos carrilhos das pontes Tune-O-Matic.


Repare os furos atrás de uma Guitarra Telecaster. Esses furos são por onde as cordas são retiradas e recolocadas e também são aonde as bolinhas ficam presas.


Fender Telecaster Standard com ponte de 6 Saddles.
Então é isso Pessoal, sempre leve seu instrumento a um Luthier se tiver qualquer dúvida. Não seja precipitado pois fazendo isso você poderá danificar seu instrumento. Lembrem-se de que tudo tem seu tempo. Não se precipite!
Infelizmente não encontrei nenhum vídeo mostrando como trocar as cordas de uma Guitarra Telecaster.


Espero ter Ajudado!

Como trocar as cordas de uma Guitarra (3)-Guitarras com Floyd Rose/Micro-Afinação

Fala Galera! Hoje é Domingo de Páscoa!; E dando continuidade as minhas postagens sobre troca de corda de uma Guitarra, vou falar agora como se troca as cordas de uma Guitarra com Floyd Rose que possuem Micro-Afinação. Esse modelo de Guitarra causa muita dor de cabeça na hora da troca de suas cordas, por causa de todo seu esquema de Micro-Afinação e etc.

Como posso trocar as cordas de uma Guitarra com Floyd Rose? Você precisa ter a mão o encordoamento novo (não sei porque insisto em dizer isso, dããããããããã!) um alicate e uma chave allen, aquelas chaves que acompanham a Guitarra no momento da compra e que geralmente servem para a regulagem do tensor e tal. Primeiro você ter que pegar alguma coisa para colocar embaixo da ponte, já que a ponte sobe e desce, você ter que manter ela em uma posição fixa, para não haver problemas quando você for começar a troca. E o bom também é ter um encordoador, um equipamento pequeno que serve para girar as tarraxas mais rápido.

Como escolher o novo encordoamento? Você deve escolher uma expessura que você goste. Um ex: 0.09 (mais fina) , 0.10 (mais grossa) e etc. Então veja qual você usa e se você gostar, compre da mesma expessura, só assim você não irá precisar levar sua Guitarra a um Luthier. Se você escolher um encordoamento com expessura maior ou menor que você usa leve sua Guitarra a um Luthier para ele fazer as regulagens necessárias, para que você não corra o risco de danificar seu instrumento, e aproveitando a viagem ao Luthier peça também para ele por as cordas para que você tenha uma idéia de como vai fazer e depois tentar fazer sozinho.

Como faço para tirar as cordas velhas? Você deve usar a chave para soltar os parafusos do capo (aquela parte perto da mão do instrumento) que geralmente são 3. Depois disso você folga a corda na tarraxa e vá em direção a ponte. Chegando na ponte, cada corda possui um parafuso para apertar e folgar (não é o parafuso da Micro-Afinação, é o que fica em baixo e cabem na chave allen), então você deve pegar a chave alen, encaixar no parafuso específico para cada corda e girar até ele folgar. Depois disso puxe a corda para cima e ela já terá saído da ponte.

Como colocar as cordas novas? Provavelmente do mesmo jeito que você soltou! Você coloca primeiro a corda na Tarraxa e prende ela na tarraxa pela bolinha (não deixe a bolinha do lado da ponte, ela deve ser presa na tarraxa da Guitarra). Depois de você ter feito isso pegue a corda e estique até o final da ponte. Quando ela estiver da medida do parafuso corte, pois você não poderá cortar ela na tarraxa. Após ter cortado na medida certa coloque a corda no furinho (o mesmo que você tirou a corda velha) e encaixe a chave alen novamente. Depois de ter encaixado a chave basta arrochar até a corda ficar presa na ponte. Depois de fazer isso aperte a tarraxa para a corda ficar firme. Lembre-se se sua Guitarra também tiver o rebaixador de cordas (pequeno ferrinho depois do capo) você deve passar a corda por baixo dele. Se você passar por cima a corda poderá arrebentar e etc. Então preste bem atenção.

Posso retirar todas as cordas de uma vez só? Não é recomendado. Só porque a Guitarra é Floyd Rose não pode deixar o braço dela relaxar não. Tem que fazer o processo de troca, corda por corda, assim você não vai deixar seu braço relaxar e não vai se confudir na hora de trocar. Algumas pessoas falam que é melhor tirar tudo para limpar escala, captadores e etc, mais isso também pode ser feito tirando corda por corda. Claro que vai dar mais um pouquinho de trabalho, mais é melhor trabalhar de graça do que ter que pagar por ele. Você tira a corda e limpa até onde for possível a parte dela na escala e no captador. Fazendo isso você deixará sua escala limpa, e suas cordas perfeitas. Tirar todas as cordas de uma só vez pode provocar problemas de trastejamento (quando as cordas estão baixas e batem nos trastes) ou encordoamento alto. Então lembre-se sempre de trocar corda por corda. Também é bom separar as cordas em uma ordem: 1° (Mi), 2° (Si) e etc, para você não se confudir na hora de colocar.

Como a corda fica presa na ponte e na tarraxa? Na tarraxa é muito simples, a corda fica presa pela bolinha. Nas outras guitarras que já expliquei aqui a bolinha fica presa na ponte, mais na Floyd Rose a bolinha fica presa na tarraxa e a outra parte fica presa na ponte. Na ponte a corda fica presa pelo parafuso que agente usa para folgar e apertar as cordas. O parafuso prende ela e tenta segurar para que ela não se solte, por isso devemos apertar bem (com o cuidado para ele não torar) e cortar na medida certa.

O que fazer com o excesso de corda? Nas Floyd Rose o procedimento é diferente das outras. Você deve cortar a corda antes de colocar, ou seja você tem que prever o tamanho da corda. Mais isso pode ser facilitado tomando uma medida certa para cortar, essa medida pode ser da tarraxa (sem ter dado nem uma volta) até o final da ponte. Após fazer isso você deve colocar a corda e apertar ela na tarraxa. Isso necessita de um pouco mais de atenção, pois qualquer problema em uma ponte Floyd Rose causa muita dor de cabeça.

Qual é a hora certa para trocar o encordoamento? Quando o encordoamento estiver ficando enferrujado ou a corda estiver perdendo o timbre o melhor é trocar. Se você faz shows frequentemente troque a cada 15 dias ou 1 mês, dependendo da frequência das apresentações e dos ensaios. Outra coisa importante é que você tenha a mão sempre um jogo de cordas novo, porque se a corda tora no meio do show, é necessário repor ela imediatamente. Dai também vem a necessidade de aprender a trocar a corda da Floyd Rose.

Fotos:


Headstock de uma Guitarra com Floyd Rose: repare os parafusos que eu falei e o ferro que é o rebaixador de cordas na prente dos parafusos. Para tirar esses parafusos use a chave alen.



Ponte Floyd Rose: repare onde as cordas entram e os parafusos lá atras onde encaixamos a chave alen. Esses parafusos empurram essa barrinha que está próximo das cordas e apertam ela. 
Guitarra Ibanez com Floyd Rose, Micro Afinação.


Encordoador: essa parte quadrada fixa na tarraxa e girando o caninho agente gira a tarraxa mais rápido.

Link de um vídeo que mostra como trocar as cordas de uma Guitarra com Floyd Rose: http://www.youtube.com/watch?v=7JAZ8T7cV1o&feature=related


Lembre-se, sempre leve seu Instrumento a um Luthier, nunca tente nada precipitado, pois você poderá danificar seu instrumento.


Feliz Páscoa! Espero ter Ajudado!

sábado, 23 de abril de 2011

Como trocar as cordas de uma Guitarra (2)-Guitarras Les Paul com ponte Tune-o-Matic.

Fala Galera! Dando seguimento as postagens sobre "Como trocar as cordas de uma Guitarra", estou aqui para falar da troca de cordas de uma Guitarra Les Paul, ou todas as Guitarra que possuem Ponte Tune-O-Matic (ponte fixa). Então vamos ao Post:

Como trocar as cordas de uma Les Paul ou Guitarra com ponte Tune-O-Matic? A ponte Tune-O-Matic não só é encontrada nas Guitarras Les Paul, também é encontrada nas Guitarras SG, Alguns modelos de Semi-Acústica e Flying V. A Tune-O-Matic também é uma ponte muito comum assim como a ponte da Strato, mais ela é fixa, o que significa que ela não permite alavancadas e tal. Para trocar as cordas de uma Guitarra com ponte Tune-O-Matic basta ter a mão o encordoamento novo (mais uma vez dãããããããã!) e um alicate que servirá para cortar o exesso de corda.

Como escolher o encordoamento novo? Veja qual é o encordoamento que você usa (0.09, 0.10, 0.11 e etc.), se você gostar dele continue com a mesma expessura de corda. Fazendo isso você não precisará ir a um Luthier para fazer a regulagem do tensor. Se você escolher uma expessura diferente da que você usa vá a um Luthier e peça para ele regular o tensor para suportar a expessura desejada e aproveite e mande ele colocar as cordas, para você ter uma noção, quando for tentar colocar sozinho.

Como retirar as cordas velhas? Também é muito simples fazer isso. Basta você retirar a corda da tarraxa, cortar sua ponta para não enroscar na ponte e empurrar ela para trás. Com esse movimento você vai fazer com que as cordas saiam pela parte de trás da ponte, mais ao contrário das Guitarras Strato, as cordas não passam por dentro da Guitarra, as cordas passam apenas pela ponte. Assim como as Guitarras Strato as Les Paul também possuem o buraquinho por onde passam as cordas, só que esse buraco fica apenas na ponte.

Como colocar as cordas novas? Do mesmo jeito que você tirou! Basta colocar a corda no buraquinho específico: a corda Mizinha é no último de baixo, a Mizona é no primeiro de Cima e etc, e puxar ela, até que a bolinha fique presa na parte de fixação da ponte. Depois disso passe as cordas pelos carrilhos (a outra parte da ponte, que fica depois da parte que fixa), lembrando que as cordas ficam por cima dos carrilhos, e siga com ela até a tarraxa. Depois disso coloque ela no buraquinho da tarraxa (lembre-se de alinha a tarraxa para a corda não ficar tão enroscada) e aperte. Depois que apertar estique as cordas um pouco para elas poderem segurar a afinação e aperte mais um pouco. Faça isso corda por corda. Lembre também que o Headstock (mão) das Guitarras Les Paul são retos com as tarraxas meio que fechando, então deve se saber que as cordas devem ficar por dentro e seguindo uma odem:
Corda Mizona: 1° tarraxa do lado esquerdo.
Corda Lá: 2° tarraxa do lado esquerdo.
Corda Ré: 3° tarraxa do lado esquerdo.
Corda Sol: 3° tarraxa do lado direito.
Corda Si: 2° tarraxa do lado direito.
Cora Mizinha: 1° tarraxa do lado direito.
Lembrando que no caso de um canhoto as posições são invertidas, as cordas do lado direito passam para o lado esquer e vice-versa.

Posso retirar todas as cordas de uma vez só? Para quem não leu o post que explica como trocar as cordas de uma Guitarra Strato vou explicar de novo. Você não deve retirar todas as cordas de uma vez, pois o braço sofre tensão quando está segurando as cordas, elas puxam ele para frente, então se você tirar tudo ele vai pra trás, podendo impenar e causar problemas de trastejamento e encordoamento alto. Troque uma corda por vez. Uma dica para não se confudir na hora que estiver trocando as cordas é separar o pacotinho do encordoamento em uma ordem por cordas: 1° (Mi), 2° (Si) e tal, para não provocar uma confusão.

Posso deixar o excesso de corda em cima da tarraxa? Não é recomendado. Você deve cortar o excesso com o alicate, pois se não cortar, a ponta da corda pode lhe machucar, provocar danos ao instrumento. Antes de cortar, certifique-se de que a corda está totalmente presa e não irá se soltar. Após fazer isso corte a corda bem na ponta da tarraxa.

Como a corda fica presa na ponte sozinha? É bem simples. Na ponta da corda existe uma bolinha. Essa bolinha fica presa na ponte da Guitarra e não deixa que a corda se solte, é a mesma coisa de um nó: se você colocar uma corda dentro de um anel e der um nó na ponta, a corda não irá continuar passando por dentro do anel. Sem essa bolinha é impossível prender as cordas na ponte, então preste bem atenção para não ser caloteado na compra. Outra coisa importante é observar o lado da bolinha e colocar ele no lugar certo, se você colocar o lado da bolinha na tarraxa, por exemplo, a corda não irá ficar presa na ponte, se soltando com facilidade.

Qual é a hora certa para se trocar o encordoamento? Quando o encordoamento estiver ficando enferrujado, as cordas estiverem perdendo o timbre mesmo afinadas o certo é trocar todo o encordoamento. Se você faz show's o certo é trocar o encordoamento a cada 15 dias ou 1 mês dependendo da frequência das apresentações e ensaios. Se você faz muito show's e apenas uma corda torar, troque todo o encordoamento, pois consequêntemente as outras cordas também devem estar fracas. Tenha sempre um jogo de cordas a mão, porque nunca se sabe quando uma corda irá resolver torar.

Fotos:

Headstock (mão) de uma Gibson Les Paul Custom, repare a posição das tarraxas e das cordas presas a elas. É esse modelo que devemos seguir na hora de colocar as cordas novas.



Ponte de uma Gibson Les Paul, repare a parte onde as cordas ficam presas e as bolinhas encaixadas. Repare também os carrilhos por onde as cordas seguem após serem fixadas.
Guitarra Gibson Les Paul.


Vídeo que mostra a princípio como colocar a corda e apertar feito pelo Luthier Ricardo Carvalho: http://www.youtube.com/watch?v=ivBz0Q3mOUM


Lembrem-se, sempre levem sua Guitarra a um Luthier assim que comprar, para fazer a regulagem do tensor, troca e cordas e outras coisas mais. Leve sua Guitarra a um Luthier e peça para que ele lhe ensine como por as cordas para que você não tenha que ir a um Luthier toda vez que for trocá-las.

Espero ter Ajudado.

Como trocar as cordas de uma Guitarra (1)-Guitarras Strato

Fala Galera! Hoje eu vou começar uma série de postagens sobre "Como trocar as cordas de uma Guitarra". Essa postagem é a número 1 que fala sobre a troca de cordas de uma Guitarra Strato (Stratocaster) com ponte normal (ponte móvel), mas também pretendo falar sobre toca de cordas de Les Paul (ponte Fixa), Guitarra com Micro-afinação e etc. Esse assunto por mais bobo que pareça para os profissionais, bagunça a cabeça dos inciantes, então para ajudar resolvi postar! Vamos ao Post:


Como posso trocar as Cordas da minha Guitarra Strato? Acho que a troca de cordas de uma Guitarra Strato é a mais simples de todas (apesar de nunca ter trocado). Claro que devemos levar sempre nossa Guitarra a um Luthier para que não exista problemas. Mas se você tá no meio de um show e as cordas arrebentam, não tem como você procurar um Luthier pra trocar, então você mesmo terá que fazer o trabalho, é por isso que hoje eu vou tentar explicar isso. Para trocar as cordas da sua Strato, você precisa sem dúvida de um encodoamento novo (dããããããã!) e de um alicate. Esse encordoamento precisa ser selecionado com cuidado, vendo que expessuras imprópias podem danificar o seu Instrumento.

Como escolher o novo Encordoamento? Isso também é simples, mais dai vem a importância de levar a sua Guitarra a um Luthier, pelo menos a primeira vez antes de você tentar trocar as cordas sozinho. Existem expessuras de cordas, 0.09, 0.10 e etc. Essa expessura tem que estar corretamente amigável com a regulagem da sua Guitarra: se o tensor está ajustado incorretamente para determinada expessura de corda, o braço da sua Guitarra pode empenar, por exemplo. Então pesquise sobre os tipos de cordas determinadas para os estilos (Rock, Metal, Axé e etc.) e escolha um encordoamento na expessura desejada. Após fazer isso leve sua Guitarra juntamente com as cordas para um Luthier e mande ele regular o tensor para suportar determinada expessura. Após ele fazer isso, mande também ele trocar as cordas, para você ter uma idéia de como se faz, e não se enrolar todo na hora de trocar sozinho.

Como tirar as cordas velhas? Também é muito simples: você desaperta a corda da tarraxa e corta a ponta da corda (do lado da tarraxa), pois a ponta pode enroscar na ponte e provocar problemas. Após fazer isso empurre a corda na porte e ela sairá por trás da sua Guitarra. As Guitarras Strato possuem essa abertura na parte de trás, que servem justamente para isso. Se você tiver dificuldade em retirar as cordas pela abertura na parte de trás, você pode retirar a placa, que também segue a abertura e ficar com o amplo espaço, já que com a placa você só tem a visualização e espaço do lugar onde se coloca as cordas. Se sua Guitarra não tiver essa abertura, apenas a placa, retire a placa, que embaixo dela terá os lugares para você retirar as cordas.

Como colocar as cordas novas? Do mesmo jeito que tirou, se coloca! No mesmo espaço onde você tirou as cordas velhas você coloca a corda nova. Na mesma ordem, se saiu a Corda Mizinha (1° corda de baixo para cima), você coloca a corda Mizinha pelo mesmo lugar em que tirou a outra. Após fazer isso você coloca a corda no buraquinho da tarraxa (onde prende as cordas, não na parte que afina) e enrola na mesma posição que você afina a Guitarra até a corda ficar firme. Após ter trocado todas as cordas é só afinar para ficar perfeito!

Posso tirar todas as cordas de uma vez só? Não! Fazendo isso você vai deixar o braço da Guitarra relaxado, e quando você por as cordas de novo você pode ter problemas de trastejamento (cordas muito baixas, que ficam raspando no traste) e encordoamento muito alto. Além disso você pode se confudir na hora de colocar de novo! Outra dica é abrir o pacotinho do encordoamento e separar as cordas em uma ordem: 1° (mi), 2° (si) e etc. Assim você não irá se confudir na hora de colocar!

Posso deixar as o excesso de corda enrolado em cima da tarraxa? Não é recomendado. É sempre bom cortar após por no lugar, esticar bem (pois o encordamento é novo, então ele vai folgando, mas se você der umas esticadas na hora que prender ela vai fogar completamente, você irá afinar e ela vai segurar a afinação normalmente), você deve cortar a corda bem na pontinha da tarraxa, sempre com o cuidado de ter a confiança de que a corda está bem apertada, para não correr o risco de soltar após você cortar. Deixando o excesso de corda solto você pode se machucar, arranhar seu instrumento e etc, por isso a necessidade de cortar.

Como a corda fica presa na ponte sozinha? As cordas possuem uma bolinha no final e é essa bolinha que fica presa na parte de trás da ponte, segurando a corda. É importante observar a bolinha pois, se você colocar a bolinha do lado errado, consequentemente a corda irá se soltar e poderá lhe machucar e provocar outros problemas. Outra coisa, não se confunda com cordas de Violão de Aço e Guitarra, só porque elas tem bolinha e são muito semelhantes. Observe bem a caixa do encordoamento para não ficar no prejuízo e comprar uma corda errada, que não irá lhe servir.

Qual é a hora certa para trocar o encordoamento? Se sua corda estiver meio enferrujada, ou estiver perdendo o timbre, mesmo quando estiver afinada, troque imediatamente. É melhor previnir do que remediar! Uma corda enferrujada pode arrebentar a qualquer momento, principalmente se você usar a alavanca, e isso além de lhe machucar pode danificar seu instrumento, então sempre troque a corda, se possível no final de cada mês, para sempre manter a Guitarra com cordas novas. Outra coisa recomendada é sempre ter a mão um novo jogo de cordas novas, vai que você tá lá no meio do show e a corda arrebenta? Você não vai ter tempo de ir comprar outra e depois trocar e tal, o melhor é previnir.

Fotos:

Esses são os furos por onde as cordas são retiradas e colocadas. As Guitarras que não possuem esses furos visíveis, basta retirar a tampa (desparafusar). Depois de retirar a tampa os furos poderão ser vistos.

Agora, como vocês podem ver, a foto está mais aproximada. Esses são os furos por onde são colocadas ou retiradas as cordas.


Fender American Deluxe Stratocaster (Strato)

 Links de vídeos que podem lhe ajudar feio pelo TV Cifras, onde um Luthier ensina como trocar as cordas de uma Strato:
Aula Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=G8PXog4zKZQ&feature=related
Aula Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=9ABxb7rDQHU&feature=related


Lembrem-se: O recomendado é levar sua Guitarra a um Luthier, mais se você não pode levar, ou é muito difícil, não custa nada aprender. Depois de um tempo se pega a prática. Mas faça tudo recomendado para não provocar desregulagens e danificar seu instrumento.


Espero ter Ajudado.

Amplificadores para Baixo...

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de um assunto pouco comentado na net, e um pouco esquecido, mas não menos importante: Os Amplificadores para Baixo. Como já expliquei aqui, um baixo é um instrumento de cordas, e assim como o Violão e a Guitarra ele tem dois modelos: O baixolão, que pode ser tocado desligado, e o Baixo elétrico que necessita de um Amplificador para gerar seu som (para mais informações visitem a postagem que fala sobre os Baixos: http://blogartmusic.blogspot.com/2011/03/o-que-e-um-contra-baixo.html). É errado falar tanto de Guitarra e Violão e deixar o Baixo de lado, afinal o papel desse instrumento também é importante. Então vamos ao Post:

O que é um Amplificador para Baixo? Normalmente, é um amplificador como outro qualquer, mas que ao invés de suportar o sinal da Guitarra ou do Violão, ele suporta o Sinal do Baixo. Assim como em qualquer outro tipo de Amplificador, existem as impresas que são pioneiras nesse ramo, um exemplo é a Marshall que também fabrica amplificadores para Guitarra e tem uma linha completa para Baixo. A Meteoro que também conta com uma linha que atende desde os inciantes aos mais profissionais. Outra semelhança com os Amplificadores de Guitarra são a potência, mais como o baixo possui um som grave forte os falantes costumam ser maiores e mais potentes.

Quais são as Potências indicadas para tocar em determinados lugares? Se você é iniciante, tá começando os estudos no Baixo agora, compre um pequeno amplificador de 15W já que você ainda está aprendendo. Depois evolua para um 30W se for aumentar seu potencial de apresentação e o lugar onde estará ensaiando. Pode também comprar um de 60W para lugares maiores, como uma Igreja (não tão grande) um bar e tal. E se for fazer um show, lugares grandes como uma casa show, palco você pode optar por um que tenha de 100W até 300W. Você também deve lembrar, que potências maiores necessitam de lugares maiores (se o amplificador for valvulado por exemplo) e lugares maiores necessitam de potênciais maiores. O preço também está de acordo com a potência, por isso pense bem antes de tomar qualquer decisão.

Existem Cabeçotes para baixo? Sim, assim como as Guitarras, os Baixos também são privilegiados com os Cabeçotes. Esses Cabeçotes provocam um rendimento maior, pois na maioria das vezes possuem mais potência do que os Amplificadores comuns, mas necessitam das caixas que também devem ser potentes para que juntamente com o Cabeçote proporcionem um  alto rendimento na hora de tocar. Essas caixas, assim como os Cabeçotes também possuem determinadas potências, e no caso do baixo que tem um som grave forte, os falantes maiores proporcionam um som mais limpo e consequentemente mais forte e presente.

O efeito das Válvulas é favorável ou não para um Baixo? Existem os Baixistas que preferem os Valvulados, outros preferem os Híbridos e outros preferem os Transistorizados. É uma questão de opnião, e gosto não se discute. Basta você ir até uma loja e testar vários Amplificadores (se possível com o seu Baixo, ou com o que você deseja comprar). Teste uns Valvulados, uns Híbridos, uns Transistorizados e o que responder melhor ao som do seu baixo e aceitar a potência você leva. "Você não escolhe o Amplificador, o Amplificador é que escolhe você!"

Quanto custa um Amplificador ou Cabeçote para Baixo? Assim como qualquer outro produto, depende muito da marca e da potência. Mais pesquisando na Net achei um Combo Meteoro FWB-80 de 80W para Baixo por R$1,199,00. E também achei um Combo Marshall - 4410 de 300W por R$2,631,00. São duas marcas que ninguém critica (pelo menos aonde pesquisei a respeito) e aprova com clareza. O que importa é você gostar do seu Amplificador. Não adianta comprar um Amplificador de R$2,000,00 se você não gosta do som gerado por ele.

Fotos:

Amplificador Combo Marshall MB-4410 Híbrido de 300W para Baixo.


Amplificador Combo Meteoro Demolidor FWB-80 Transistorizado de 80W para Baixo. 

Cabeçote Meteoro B52 Valvulado para Baixo.
Caixa Meteoro 215 B52 que serve no Cabeçote B52 para Baixo.



Cabeçote B52 Valvulado e Caixa 215 B52 para Baixo.

                                               Links:

Anúncio do Marshall MB-4410 para Baixo: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/combo-marshall-300w-mb4410-DGNEBHUTTZ#rmcl
Página do Marshall MB-4410 para Baixo do site da Marshall:http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=1091&produto=9045
Site da Marshall Amps Brasil: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=home
Anúncio do Meteoro Demolidor FWB-80 para Baixo: http://www.americanas.com.br/produto/6688075/instrumentosmusicais/audio/amplificadores/amplificador-demolidor-fwb-80-meteoro
Página do Meteoro Demolidor FWB-80 Para Baixo no site da Meteoro:  http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=61
Página do Cabeçote B52 no para Baixo no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=75
Página da Caixa 215 B52 que serve no Cabeçote B52 para Baixo no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=84
Site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/index.php



Então é isso Pessoal, lembrem-se sempre de testar o equipamento ou pesquisar sobre ele antes da compra, para não ter prejuízos futuros.

Espero ter Ajudado.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Amplificadores.... Valvulados, Tansistorizados, Híbridos e etc.

Fala Galera! Na postagem que falei sobre os Cabeçotes eu citei os Cabeçotes Valvulados e os Híbridos, e abrindo mais o assunto, hoje eu vou falar de Amplificadores Valvulados e não-Valvulados para vocês entenderem melhor a história das válvulas e tal. Então vamos ao post:

O Que é um Amplificador Valvulado? Com o nome já diz, um Amplificador Valvulado é aquele que possui válvulas em seu interior. Essas Válvulas fazem praticamente todo o trabalho de amplificação, e deixam o som mais cheio (no caso das Distorções) quando estão nos últimos volumes. Esses Amplificadores são mais caros dos que os Transistorizados, pois eles funcionam por meio de uma Tensão Elétrica, e os Transistorizados funcionam por meio de uma Corrente Elétrica. Por causa do seu som ser bastante cheio principalmente nas Distorções, os Amplificadores Valvulados (e também os Cabeçotes Valvulados) foram adotados por Guitarristas como o Jimi Hendrix, Jeff Beck, Eric Johnson e vários outros que tocam muito Metal pelos palcos mundo a fora.

O Que são Válvulas? Válvulas são parecidas com uma lâmpada (daquelas de vidro), só que de tamanhos diversos. As usadas nos pré-amps são mais fracas, e as usadas nos power-amps são mais fortes. Mas a junção de tudo isso faz com que o som final fique incrível, fazendo o seu amplificador sair pulando por ai. As válvulas podem ser de vidro ou também de louça. As Válvulas menores que estão nos pré-amps começam a fazer todo o trabalho e já produzem um som devastador, dai elas se juntam com as válvulas do power-amp que aumentam mais ainda esse som, o que faz com que um Amplificador Valvulado tenha um som inconfudível.Essas válvulas, por esquentarem com facilidade, produzem com um aumento de volume ou excesso de tempo em ação, um efeito de overdrive, que nas válvulas é formado por uma onda de harmônicos que se dispõem em pares, formando uma distorção cheia, ou seja, quando você toca um acorde aberto, como um G maior,você escuta com clareza todas as notas.

Qual é o som Inconfudível de um Amplificador Valvulado? Como eu já falei, o som inconfudível do Amplificador Valvulado é produzido por suas válvulas. Esse som se resume em ter em altos volumes um efeito de Overdrive e Distorção cheia, então o efeito final (como eu já falei) é o som escutado com clareza e perfeição. Um acorde como o G maior tocado uma vez em um Amplificador Valvulado permite que suas notas sejam escutadas com perfeição devido a todos esses efeitos que as válvulas produzem.

O que é um Amplificador Transistorizado? Esses Amplifcadores são os SS - Solid State, e eles ao contrário dos Valvulados não usam válvulas para produzir seu som e sim transistores e chips, o que faz com que eles sejam mais baratos do que os Valvulados, pois os Chips são mais baratos que as válvulas. Uma qualidade desse Amplificador é a durabilidade, e um defeito são os altos volumes não suportados: quando se aumenta muito o volume de um amplificador desses os transistores e chips queimam, mas o esquema do sinal é o mesmo que o dos Valvulados.

O que é um Amplificador Híbrido? os Amplificadores Híbridos mesclam as Válvulas e os Transistores, e existem dois tipos deles: Os Híbridos com Válvulas no pré-amp, e os Híbridos com Válvulas no power-amp. Eles procuram por uma boa distorção com preços mais acessíveis.

Qual a Diferença entre esses tipos de Amplificadores? A diferença desses Amplificadores é muito básica. Além da construção que é diferente o som é a principal diferença: nos Valvulados o som é calcado em Ondas de Harmônicos Pares, nos SS (ou Transistores) são Ondas Ímpares, e nos Híbridos com Válvulas no Pré, as Ondas são Ímpares e nos Híbridos com Válvulas no Power as Ondas são Pares. Isso tudo explica porque a Distorção dos Valvulados é mais cheia, e a do SS (Transistores) é mais digitalizada. Os Amplificadores SS (Transistores) são recomendados para usar com o som limpo, porque os transistores não se saturam com o tempo, ao contrário das Válvulas que quando esquentam distorcem o som.

(Já que falei aqui) O que é um Pré-amp e um Power-amp? Um Amplificador completo é dividido em duas partes, o Pré Amp e o Power Amp. O Pré Amp nada mais é que um adaptador de sinal. Esse sinal vem da sua Guitarra e é adaptado para ser repassado para o Power-Amp. No Pré-Amp é que acontece a equalização do som e tal. O Power-Amp é um "aumentador" de som: Quando o Sinal (da Guitarra) está no Power-Amp ele é aumentado e enviado aos falantes.

Quanto custa cada um desses Amplificadores? Assim como todo produto, a marca conta muito no preço, e a qualidade também, por isso vou mostrar uns modelos mais conhecidos no mercado: Pesquisando na Internet vi um Amplificador Marshall JCM 200 TSL 602 de 60W Valvulado por R$7,586,00: qualidade inconfudível, por isso o preço alto. Vi também um Marshall MG-102 FX de 100W Combo Transistorizado por R$2,500,00. E vi um Meteoro Nitrous GS-160 Combo Híbrido de 160W com válvula no pré-amp por R$1,569,00. Como já falei depende muito da marca e da qualidade. Antes de comprar teste muito, principalmente com sua Guitarra (no caso de uma compra pessoalmente em uma loja de Instrumentos Musicais) e veja Review's, pesquise sobre o produto (no caso de uma compra pela Internet).

Fotos:

Amplificador Meteoro Nitrous GS-160 Combo Híbrido de 160W.



Amplificador Marshall MG-102 FX Combo Transistorizado de 100W.



Amplificador Marshall JCM 2000 TSL 602 Valvulado de 60W.

                                                 Links:

Anúncio do Meteoro Nitrous GS-160 Híbrido: http://loja.itaimports.com.br/loja/produto-138292-1640-amplificador_meteoro_nitrous_gs160
Página do Meteoro Nitrous GS-160 Híbrido no site da Meteoro: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=27
Site da Meteoro Brasil: http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/index.php
Anúncio do Marshall MG-102 FX Transistorizado:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176834527-marshall-mg-102-fx-combo-2x12-novo-_JM
Anúncio do Marshall JCM 2000 TSL 602 Valvulado: http://www.tangomusic.com.br/produto/amplificador-marshall-jcm-2000-tsl-602-unico.html?light=1
Página do Meteoro MG-102 FX Transistorizado no site da Marshall: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=1246&produto=10346
Página do Meteoro JCM 2000 TSL 602 Valvulado no site da Marshall: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=333&produto=2757
Site da Marshall Amps Brasil: http://www.marshallamps.com.br/padrao/padrao.php?link=home


Então é isso Pessoal. Espero Ter Ajudado!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que é um Cabeçote? Como é usado?

Fala Galera! Hoje estou aqui para falar de um equipamento pouco conhecido pelos iniciantes, mas muito usado pelos profissionais, os Cabeçotes. Então vamos ao Post:

O que é um Cabeçote? Cabeçote é um equipamento de amplificação, quase um amplificador, mas sem a caixa, apenas a parte dos controles. Os amplificadores normais possuem os controles e a caixa por onde sai o som. Já os Cabeçotes não são assim: eles são apenas os controles e precisam de uma caixa para seu som sair. Os Cabeçotes, assim como os amplificadores, podem ser de diversas marcas, com diversas potências, diversos efeitor e tal. Existem os mais complexos e existem os mais simples.

O Cabeçote pode ser ligado em qualquer caixa? + ou -. Se você tem um cabeçote de 50W por exemplo, ele irá suportar até um certo volume de potência da caixa, um certo volume de falantes presentes na caixa. Também se você tiver um cabeçote potente e uma caixa ruim o som não vai ser o melhor do mundo. É quase a mesma coisa da Guitarra X Amplificador: se você tem uma Guitarra boa e um amplificador ruim o timbre não é tão bom, mas se você tem uma Guitarra simples e um Amplificador legal, você pode fazer milagre com o som final. Os cabeçotes são quase isso: se você comprar um cabeçote potente e uma caixa ruim, o timbre também não vai ser bom, e se você comprar uma caixa potente e um cabeçote ruim o timbre também não vai ser legal. Você tem que comprar uma caixa específica que atenda as necessidades do seu Cabeçote, para não ter problemas com o timbre e tal.

Quais são os tipos de Cabeçotes? Existem cabeçotes de 30W, 50W, 60W, 100W e etc. Cada um tem um limite de potência, quantidade de efeitos, qualidade de timbre, e um preço. Cabeçotes de Guitarra geralmente possuem os efeitos comuns de equalização: graves, agudos, médios. Os efeitos de amplificação: Chorus, Distortion, Overdrive e etc. E vários outros. Eles só possuem entrada para guitarra e entrada para o tipo de caixa suportada. Ainda existem Cabeçotes comuns (tipo as caixas amplificadas), que suportam apenas microfone, possuem apenas controles de volume e suportam determinados tipos de caixa, assim como os Cabeçotes de Guitarra e etc.

Quais são os Cabeçotes essenciais para tocar em determinado lugar? Depende muito do Músico. Se você for tocar em palco, pra muita gente e quer descer o som na galera, com muita presença, compre um de 100W até uns 300W, pois potênciais altas suportam altos volumes, especialmente se forem valvulados, e em altos volumes o timbre é inconfudível. Agora se você for tocar em casa, ou em lugares pequenos e tal, pode comprar um de 20W (se for tocar em casa) até um de 100W (se você for tocar em lugares não tão pequenos, mais não tão grandes). Escolher a potência é muito importante, pois para o som sair perfeito, nos casos dos Cabeçotes Valvulados, os volumes tem que estar lá em cima, então se você for tocar em casa por exemplo, um de 20W tá bom demais, já um de 50W é muito, você terá que tocar pra você e pros seus visinhos, mas pra não causar desentendimentos é melhor comprar um Cabeçote menos potente, mais simples.

Qual é a Diferença entre um Cabeçote Valvulado e um Cabeçote não Valvulado? A diferença é grande. No caso dos Valvulados, quando as válvulas estão quentes a distorção, por exemplo, é mais cheia, por isso eles são mais caros. Os Híbridos não tem a mesma potência, mais também não ficam por baixo, eles procuram uma boa distorção com preços mais acessíveis, por isso são mais procurados pelos iniciantes.

Quanto é um Cabeçote? Depende da potência e é claro da marca. Um Cabeçote Jet City de 20W produzido pela Soldano novo sem caixa está por uns R$1,729,00 na net. Um Cabeçote Marshall JCM 2000 DSL 100 de 100W sem caixa está por uns R$4,350,00. Nota se a diferença de Potência, o que conta bastante no preço do Cabeçote. Então antes de comprar procure por melhores preços dos melhores produtos, e sempre teste o equipamento (no caso de compra pessoalmente, em lojas por exemplo) ou veja algum Review e pesquise sobre o produto (no caso de compra pela Internet).

Fotos:

Cabeçote Randall RH-150 G3 Valvulado.



Cabeçote Marshall JCM 200 DSL 100 de 100W Valvulado.



Cabeçote Jet City Soldano 20W Valvulado.



Cabeçote Fender FM 100H Valvulado com Caixa de 4 Falantes e Pedal.

                                          Links:

Anúncio do Cabeçote Jet City 20W by Soldano: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175126622-cabecote-valvulado-jet-city-20w-by-soldano-amplificador-_JM
Anúncio do Cabeçote Marshall: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177011243-cabecote-marshall-jcm2000-dsl100-100w-tudo-original-e-novo-_JM
Aquecimento da Aula Fuel do Metallica, feita pelo Cifra Club, onde o Instrutor Gustavo Fofão usa um Cabeçote Randall semelhante RH-150 G3: http://www.youtube.com/watch?v=nOzdAR4aMew


Então é isso pessoal; Espero ter Ajudado!