quarta-feira, 30 de março de 2011

Transmissores Wireless?

Fala Galera! Hoje eu estou aqui para falar de um equipamento útil, eficiente, mais que ainda causa muita polêmica entre os músicos: Os Transmissores Wireless.

O que é um Transmissor Wireless? Transmissor Wireless é um equipamento que funciona como uma espécie de rádio (assim como os Microfones sem fio). Esses Equipamento são famosos pois são usados por vários Guitarristas, Baixistas e Violonistas Famosos (além de Tecladistas). Não é intrigante você olhando os Grandes shows de Rock como Guns N' Roses e ver os Guitarristas andando todo o palco, sem cabo, só com a Guitarra? Pois é isso acontece graças a esse aparelho, ele tem a função de transmitir o som mesmo a distância, e muitas vezes transmitem muito bem.

Como Funciona um Wireless? Geralmente se conecta um pequeno aparelho na saída P10 do Violão, Guitarra ou Baixo, e conecta um cabo do Amplificador para um Receptor de Rádio, que recebe o som do Wireless. Esses equipamentos vem juntos no ato da compra.

Quanto será um Wireless? Olha, normalmente se acha um Wireless simples para Guitarra, Violão ou Baixo por no mínimo uns R$ 200,00. Mas se você quer um Wireless profissional, que não tenha surpresas você pode até gastar uns R$ 800,00 no mínimo.

O que comprar? Cabo ou Wireless? Essa é a pergunta que causa polêmica: Uns dizem que os Wireless são bons, outros dizem que são os Cabos, então resolvi fazer um mini relatório:
Wireless: Os sistemas Wireless como já foi falado, é um Sistema via Rádio, mais profissional do que um Cabo, o que exige mais regulagem e cuidado ao usá-lo. Os sistemas Wireless geralmente promovem mais liberdade ao músico, podendo andar metros sem se preocupar com o som. Por outro lado, o sistema Wireless funciona por meio de bateria, então se descarregar no meio do Show... e também um sistema Wireless é mais caro do que um cabo, além de também poder ocorrer interferências no som, já que ele é via Rádio.
Cabo: O cabo é muito usado, e geralmente não acontecem interferências no som, além de serem mais baratos e fáceis de achar, além da regulagem ser muito fácil, basta conectar e pronto. Por outro lado, os cabos não lhe dão liberdade, você tem que ficar pregado no Amplificador pra não desconectar a sua Guitarra e acontecerem imprevistos.
Então quem escolhe é você.

Fotos:









Espero ter Ajudado!

terça-feira, 29 de março de 2011

Violão com Pinos? Cordas erradas? O que devo fazer?

Opa gente. Hoje estou aqui para falar de umas peças que foram feitas para facilitar, mais que para alguns complicam, e complicam bastante! Estou aqui para falar dos famosos Pinos, que prendem as cordas junto ao cavalete e que nas mãos "erradas" (não tão erradas, mas são mãos aprendizes.) podem virar um verdadeiro terror.

Para que servem os Pinos? Os Pinos servem para prender as cordas junto ao Cavalete do Violão, e são fáceis de manusear, além de prenderem muito bem as cordas e junto com as tarraxas e a qualidade da corda usada proporcionam um belo som e uma boa tocabilidade.

Quais os tipos de Pinos? Olha, normalmente eu vejo pinos de plástico para vender, mais muitas pessoas compram pinos de Madeira, e até uns Pinos feitos a mão, que concerteza será mais resistente que os Pinos de plástico, pela qualidade do material.

É todo tipo de Corda que se encaixa com os Pinos? Não, as cordas que devemos comprar são as chamadas Cordas Nanoweb ou Cordas com Bolinha. Essas cordas possuem uma espécie de círculo na sua ponta, esses círculos são onde os pinos serão encaixados para prender as cordas. Então preste bem atenção antes de comprar cordas para seu Violão e pesquise muito.


É todo Violão que possui Pinos? Não, na maioria das vezes, os Violões com cordas de Aço são os Violões que possuem Pinos, os Violões com cordas de Nylon não possuem Pinos, já que suas cordas enrolam por cima do Cavalete. Eu também já vi Violões de Nylon com Pinos, e Violões de Aço sem Pinos, cabe a você escolher o modelo que vai querer comprar.

É possível colocar Pinos em um Violão que não possui Pinos? Na minha opnião só isiste uma forma: Trocando o cavalete do seu Violão por outro tipo que suporta Pinos, que não é uma das melhores coisas que se pode fazer. Cavaletes são vendidos geralmente em Catálogos, mais é muito difícil encontrá-los (pelo menos por aqui onde moro.), e arrancar o Cavelete do seu Violão pode causar diversos danos, como a abertura do tampo, então eu não recomendo que vocês façam isso. É melhor comprar outro Violão.

E se os Pinos Quebrarem? Se você torar os Pinos do seu Violão, não se preocupe, pois existem vários modelos de Pinos e feitos com Vários Materias para Vender. Então procure um Pino que se encaixe no seu Violão, e uma Corda que se encaixe no Pino.


Fotos:

Cavalete Dolphin: Esse Cavalete suporta Pinos, ou seja, esses buracos da frente (6 buracos) são onde devemos encaixar os Pinos.


Modelos de Pinos de Plástico, nessa foto são mostrados duas cores de Pinos.


Cavalete de um Violão de Aço, neste modelo estão encaixados os Pinos, só que sem as Cordas.


Violão Giannini GF-2M C EL, ele possui Cordas de Aço e um Cavalete com Pinos Brancos.

Link de um Vídeo mostrando como colocar as Cordas de Aço no seu Violão: http://www.violaopro.com.br/revista/violaopro/videos/376/como-trocar-as-cordas-do-violao-de-aco

Então é Isso Pessoal, Espero ter Ajudado.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Novo Afinador Online, Confira!

Olá Galera. Hoje estou aqui para falar de um Afinador: Mais uma obra perfeita do Cifra Club. Este Afinador consta no site do Cifra Club, e além de ter uma ótima precisão, tem também várias formas de Afinação para vários instrumentos de Cordas.

Como Funciona esse Afinador? Olha, foi o melhor que já vi, ganha de todos os programas que já usei no meu Computador já que é muito preciso e muito fácil de usar: sem precisar regular, sem precisar fazer nada, apenas observar. Esse Afinador está presente no site do Cifra Club na aba "APRENDA" (colocando a setinha do mouse em cima do nome, irá aparecer várias coisas, entre elas uma com o nome de Afinador). E depois que o Afinador abrir, aparecerá uma permissão para usar o Microfone do Seu Computador, onde você deverá clicar em "Permitir". Depois disso é só tocar as cordas, se ligar nas representações de cada corda que são representadas como Cifras e Afinar seu Violão.
Ele ainda é encontrado em cada Música (Cifra) que você visita. Do lado esquerdo da Página (seja qualquer cifra que você estiver olhando) tem o nome "AFINADOR", clicando nesse nome, o Afinador abre no local, sem precisar sair da Página.

Existem outras formas de Afinação presentes nesse Afinador? Bem; Em um Vídeo que o Cifra Club produziu eles mostram outra forma de Afinação também popular: A Afinação em Meio Tom abaixo do Normal, muito popular em Músicas do Guns N' Roses, do Kiss e etc. Cabe a você procurar as representações corretas das cordas afinadas em Meio Tom e Mandar ver (no Vídeo citado também é mostrado as representações das cordas que serão afinadas Meio Tom abaixo do Padrão.).

Qual é o tipo desse Afinador? É um Afinador do tipo Cromático, ou seja, ele reconhece a corda quando tocamos. É super Preciso, Afina muito bem e é fácil de usar.

Quais são as Formas que o Afinador usa para receber o som? Você pode conectar por duas maneiras. A Maneira mais comum: Com um Microfone do seu computador: Você deixa o Microfone próximo do seu Violão para que ele possa captar o som com Perfeição, e a Afinação possa correr bem. Essa forma é mais irregular, pois barulhos poderão interferir no som das cordas prejudicando a Afinação.
A segunda Maneira: Ligando seu Violão no seu Computador: Você pode pegar um cabo Padrão (Entrada P10 e Saída P10. Essa forma de cabo é conhecida como P10 P10, e é a mais usada já que é o cabo padrão.) e conectar um Adaptador que servirá para conectar o cabo no seu Computador (já que o Computador não tem entrada P10: O que deveria ter faz tempo!). Essa forma na minha opnião é a mais indicada, já que capta apenas o som do seu Violão através de um Captador que é instalado no seu Violão (já que seu Violão deverá ser Amplificado.), então terá menos interferências no som, e a Afinação será mais precisa. A única desvantagem de usar o Afinador com o Violão ligado no computador, é que como todos sabemos, o Violão deverá ser Amplificado (o popular Violão Elétrico), então não é todo Violão que é possivel Afinar dessa forma.

Esse Afinador é o Melhor que vi (como já tinha falado) e como sempre o Cifra Club está de Parabéns por sua criação.

Fotos: (um Mini Tutorial que criei tirando algumas fotos)

Entre no site do Cifra Club: http://www.cifraclub.com.br/



Coloque a setinha do mouse sobre a aba "Aprenda" e clique em "Afinador". Você também poderá clicar nesse Anúncio do Afinador, que já irá direto para a Página.





Após abrir o Afinador, irá aparecer uma Janela onde você deverá clicar em "Permitir" para prosseguir.




O Afinador estará aberto e pronto para usar.


Clique em "Veja o vídeo com Instruções" para ver o vídeo mostrando como usar o Afinador.



Se você entrar em alguma página de Alguma Cifra e precisar do Afinador, clique em "Afinador" do lado Esquerdo da tela.




Irá Abrir o mesmo Afinador, só que em um tamanho menos e isso não necessitará de você sair da página da Cifra. Você deverá clicar em Permitir, assim como na outra forma mostrada acima.



Depois disso o Afinador irá Abrir normalmente e você poderá afinar seu Violão sem sair da Página da Cifra.



Após usar o Afinador basta clicar no X encima da tela e você voltará a pagina da Cifra sem problemas.



Apartir do momento em que você clica no X você volta para sua Cifra Normalmente.

ATENÇÃO: Estas Imagens foram retiradas e Editadas por mim, e foram retiradas do site Cifra Club com o motivo de mostrar como acessar o Afinador Online (uma ferramenta também de autoria do Cifra Club) de uma maneira mais prática. Qualquer imagem com Direitos Autorais que não poderão ser mostradas, me avisem por favor, que retirarei a Imagem Imediatamente.

Link do Vídeo que mostra as Instruções de como usar o Afinador feito pelo site Cifra Club: http://www.youtube.com/cifraclub#p/a/u/0/sIH_odVEcSA

Desculpem o tamanho das fotos, tinham que ficar grandes para facilitar a visibilidade.

Espero ter Ajudado!

domingo, 27 de março de 2011

Como Afinar um Baixo?

Olá galera. Nesse post vou falar de uma coisa básica. Todo iniciante em todo instrumento tem que saber a afinação correta, se não vamos dizer que ele "aprende errado". O Baixo é um Instrumento muito versátil, e tem um som muito importante em qualquer melodia: Então se o Baixo está desafinado, é como se toda a banda estivesse desafinada. É por isso que eu resolvi criar um Post sobre isso, a Afinação do Baixo.

O Baixo possui uma Afinação que é em uma Oitava a Afinação de um Violão comum. A afinação mais comum de um Baixo de 4 cordas possui uma Afinação semelhante à de um Violão, mais com algumas diferenças.

Cordas de Baixo para cima.

1° Corda - Corda Sol ( G )
2° Corda - Corda Ré  ( D )
3° Corda - Corda Lá  ( A )
4° Corda - Corda Mi  ( E )

Em um Baixo de 5° Cordas é acrescentada somente a corda Si ( B ):


1° Corda - Corda Sol ( G )
2° Corda - Corda Ré  ( D )
3° Corda - Corda Lá  ( A )
4° Corda - Corda Mi  ( E )
5° Corda - Corda Si   ( B )

Em um Baixo de 6° Cordas é acrescentada somente as cordas Si ( B ) e Dó ( C ) em relação á um Baixo de 4 Cordas. Só que além da corda Si, é acrescentada a Corda Dó, que se torna a 1° Corda de Baixo para cima.

1° Corda - Corda Dó ( C ) 
2° Corda - Corda Sol ( G )
3° Corda - Corda Ré  ( D )
4° Corda - Corda Lá  ( A )
5° Corda - Corda Mi  ( E )
6° Corda - Corda Si   ( B )

No caso de Afinadores, eu pessoalmente já vi afinadores Duplos: que podem ser utilizados em Violão ou Baixo. O Afinador que vi só tinha Afinação de Baixo de 4 Cordas e Baixo de 5 Cordas.

Fotos:

Esse Afinador por exemplo pode Afinar tanto Guitarra e Violão quanto Baixo: Repare o nome Bass ( Baixo em Inglês), as representações na faixa prata com o nome Bass é onde deverá seguir a Afinação do Baixo: Esse modelo só possui a Afinação de Baixo de 4 Cordas. O que vi é do mesmo modelo mas possui também a Afinação para Baixo de 5 cordas. Esse modelo de Afinador ainda pode ser plugado, pois possui uma entrada lateral, é alimentado com duas Pilhas AAA, e é muito pequeno.


Então é Isso Pessoal, Espero ter Ajudado.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A Terrível Pestana!

Bom... Aqui não tenho escrito muitas coisas, ultimamente o blog está aberto a todos os instrumentos e brevemente post sobre Teclados, Baterias, Instrumentos de Sopro e etc. As provas estão apertando então brevemente (Sábado e Domingo) postarei mais coisas: Aguardem por favor.Hoje vou falar de um grupo de Acordes conhecidos como o Terror para os iniciantes, os Acordes com Pestana! Esses acordes normalmente usam os quatro dedos da mão (quatro dedos porque o polegar não é responsável por apertar as cordas), e um desses dedos (normalmente o dedo 1-Indicador) é responsável por apertar todas as cordas em uma determinada casa. Para executar esses acordes é preciso muito treino, por isso não desista fácil, pois vai ser meio difícil aprender (só pra vocês terem uma Idéia, eu toco a quase Cinco meses e acabei de conseguir executar alguns acordes desse tipo com perfeição, mais ainda não tenho prática de executá-lo rapidamente e trocar de outros acordes para a Pestana com facilidade.). Não sei quem inventou a Pestana, mais acho que não gosto desse cara!
Na Guitarra por exemplo, existem acordes que só são executados com uma pestana, muitas vezes pestanas que só apertam duas ou três cordas: Um exemplo é o Acorde Lá maior (A), que enquanto no Violão fazemos com 3 dedos, na Guitarra (ou também no Violão) é executado com uma pequena pestana.
O que parece ser um terror na verdade facilita as coisas: Ao invés de ficar mudando os acordes, trocando os dedos rápido, usando a pestana você só desliza a mão sobre as casas. Mais isso exige prática, não é do dia pra noite que se consegue fazer uma Pestana com perfeição, e muito menos rápido, então todo dia treine um pouquinho até pegar a prática, não vá se apressar, porque pode até lhe provocar uma lesão! Na minha opnião executar uma pestana em um Violão Aço é melhor, já que o braço dele é menor e o dedo fica sobrando, então é mais fácil. Mas se você consegue fazer em outro Instrumento: Violão ou Guitarra, em um Violão Aço será muito mais fácil.

Uma vídeo Aula feita pelo Cifra Club tem algumas dicas para fazer Pestana:
Como Ler Cifras: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/540/

Foto:

Acorde Bm - Si Menor: Esse acorde possui uma Pestana, repare que o dedo 1-Indicador, prende todas as cordas da 2° casa ao mesmo tempo.



Espero ter Ajudado.

quarta-feira, 23 de março de 2011

O que é um Contra-Baixo?

Opa gente!!! Hoje vou falar de um Instrumento pouco identificado, mais fundamental em qualquer banda, qualquer música em conjunto a ser tocada. O Contra-Baixo ou Baixo é um Instrumento de Cordas, assim como Violão ou Guitarra, mas ele possui uma função diferente, e é isso que eu vou explicar agora!

O que é um Contra-Baixo ou Baixo? É um Instrumento Melódico, que em uma música, é o responsável pelo som mais Grave. O Baixo é um Instrumento usado para "acompanhar" a música: ele provoca um Tom Grave, que muitas vezes acompanha a Melodia da música, ou seja, ele tipo que acompanha o som da bateria ou da Guitarra, só que com um som diferente.

Quantas Cordas pode ter um Baixo? Um Baixo pode ter de 4 à 6 cordas, essas cordas são geralmente "Grossas", são volumosas em tamanho: Para se ter uma idéia observe a corda Mi do seu Violão (6° Corda de baixo para cima.), e observe a última corda do baixo (de baixo para cima). Você verá que a corda do seu Violão é muito menor do que a corda do Baixo.

Quais são os Modelos de Baixo? Assim como a Guitarra, que tem os seus modelos: Guitarra Elétrica (Guitarra comum), e Guitarra Acústica (Violão) o Baixo possui estes dois Modelos: O Baixo Elétrico, que é um baixo comum Amplificado, e o Baixo Acústico, que também é chamado de "Baixolão" por ser parecido com o Violão. Os baixos também possuem normalmente de 19 Trastes à 24 Trastes, mas suas casas são maiores, por isso o braço de um Baixo é maior do que o de uma Guitarra. E também existem Baixos sem trastes, por incrível que pareça, tem um som mais limpo do que um Baixo com Trastes.

Baixo Possui Captadores? Assim como a Guitarra ou um Violão Eletro-Acústico o Baixo possui captadores, existem vários modelos. Um Baixo Elétrico pode ter vários modelos de captadores, já um Baixolão é igual á um Violão, não existem as mesmas variedades de Modelos do que os de de um Baixo Elétrico. Existem aindas os Captadores Ativos: Sustentados pela bateria 9V. Esses captadores possuem um som mais limpo do que os Captadores Passivos.
 
Como se toca o Baixo? Normalmente se toca com os dedos, "puxando" as cordas para cima. Mais essa forma de tocar atende melhor uns estilos mais lentos de música. Também pode se usar uma Palheta para tocar o Baixo: Se você for tocar um PunkRock por exemplo. Assim como na Guitarra, existem vários tipos de palhetas, você vai testando até encontrar uma que se encaixe com seu estilo.

É possível fazer solos no Baixo? Sim, é Possivel. Não é um solo marcante como um de uma Guitarra, mais é um solo de acompanhamento, que também é muito legal, e podem ser executados em determinados tipos de baixos, com determinados tipos de estilos:
Link de um Vídeo da Série Talento do Cifra Club, com o Instrutor Patrick Blancos: Nesse vídeo ele toca uma música acompanhada de um Baixo, e em determinados momentos o baixista Jonathans Marques faz alguns solos.

Fotos:

Esse é o Baixo de 4 Cordas Strinberg CLB-24. Ele possui:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 1PB, 1JB
Controles: 2V, 2T
Tarraxas: Die Cast


Esse é o Baixo de 5 Cordas Strinberg CLB-11. Ele possui:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 1MMB
Controles: 1V, 2T

Esse é o Baixo de 6 Cordas Strinber CLB-26A. Ele possui:
Contrabaixo ATIVO
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Captadores: 2HB
Controles: 2EQ, 1V, 1BAL
Tarraxas: Die Cast


Esse é o Baixolão de 4 Cordas Strinberg BA-450. Ele possui:
Baixo Acústico 4 Cordas
Tampo: Spruce 
Corpo: Mahogany
Escala: Rosewood
Tarraxa: Cromada
Pré: ST-5CR
 

Esses Instrumentos fazem parte da Série Strinberg que pode ser encontrada nesse link: http://www.sonotec.com.br/strinberg/

Procure um Instrumento que atenda as suas necessidades, e que tenha um bom custo benefício, e sempre teste antes de comprar, para evitar prejuízos.

Espero Ter Ajudado!




terça-feira, 22 de março de 2011

O que é uma Ponte Floyd Rose?

Boas Novas Pessoal.... O Blog tá de Cara Nova agora... (remodelagens acontecem) E hoje estou aqui para falar de Micro Afinação, quais as vantagens, as desvantagens e etc.

O que é uma Ponte Floyd Rose? Floyd Rose é uma ponte destinada a Guitarras. Ela pode ser usada em diversos tipos de Guitarras, sendo os mais comuns: Stratocaster, Modern Strato e Fliyng V. É uma ponte que permite grande liberdade para alavancar, podendo afrouxar ou apertar as cordas, apertando a alavacando pra frente ou para trás, respectivamente. Esse tipo de ponte ainda conta com um sistema de Micro Afinação, que será explicado mais adiante. É preferido por artistas de Heavy Metal que não mudam a afinação bruscamente nem constantemente.

Como Funciona uma Micro Afinação? A Guitarra que possui uma Ponte Floyd Rose também tem Micro Afinação. É bem útil, considerando que uma ponte Floyd Rose tem diversos acessórios. Nesta ponte, se usa um Lock Nut, que nada mais é do que um Nut (Pestana, Capotraste) com travas. Ele possui 3 parafusos e 3 espaços. Cada espaço prende 2 cordas e depois de travado, ele tem a função de evitar que a corda volte, causando a desafinação da Guitarra. Você deve pegar uma chave Allen, que geralmente vem junto com a Guitarra e ver qual é a que cabe nos parafusos do Lock Nut. Destrave o Lock Nut, tirando os parafusos e as plaquinhas. Afine a Guitarra normalmente pelas tarraxas do Headstock. Após ter feito isso, trave o Nut novamente, colocando as plaquinhas e os parafusos nos seus lugares. Veja se a Afinação ficou certa. Geralmente não deve ter ficado, então você começará o processo da Micro-Afinação. Cada corda possui uma mini-tarraxa no seu Saddle (carrinho) na Ponte. Você deverá afrouxar essa mini-tarraxa se a corda estiver Sustenida (#) e apertar se ela estiver em Bemol (b). Repita esse processo em todas as cordas e sua Guitarra estará perfeitamente afinada.

Quais são as Vantagens da Ponte Floyd Rose? A vantagem é que você tem uma grande liberdade de Alavancadas, podendo alavancar pra frente, para trás, criando diversos efeitos que não é possível com uma Ponte Tremolo Standard, por exemplo. Além disso, quando a corda desafinar e ficar faltando bem pouco pra ficar bem afinada novamente, você não precisa ficar indo e voltando com a tarraxa pra achar o ponto certo, pois as mini-tarraxas da Micro-Afinação fazem esses pequenos trabalhos e ela gera poucas variações ao longo das voltas.

Quais são as Desvantagens da Ponte Floyd Rose? Uma das maiores desvantagens de uma Ponte Floyd Rose é que você não pode ficar mudando de afinação constantemente, nem experimentar uma afinação dropada por exemplo. Como a ponte é bem macia, você voltando a tarraxa ela vai ficar um pouco inclinada para trás, já que as cordas não vão puxar tanto. Do mesmo modo, se você apertar um pouco mais a tarraxa ela irá ficar inclinada pra frente, já que as cordas estarão puxando mais. Esses problemas se resolvem com a regulagem das molas da ponte, mas como toda vez que mudar a afinação tem que regular, ela não é muito prática para Guitarristas que precisam mudar constantemente a Afinação. Uma grande desvantagem é quando a ponte é de má qualidade. Com poucas alavancadas ela desafina, e desafina tanto que você tem que afinar pelas tarraxas do headstock mesmo. Sendo assim tem que fazer o todo o processo de destravar o Lock Nut, travar de novo e etc. Isso gera uma certa dificuldade pro músico, que não vai ter a liberdade de alavancar pra onde quiser e como quiser, já que com poucos movimentos ela vai desafinar.

Dá pra por uma Ponte Floyd Rose em Guitarras que não possuem esse sistema? Sim dá, só que eu não recomendo. Uma Ponte Floyd Rose geralmente precisa de mais espaço na frente do corpo do que as outras pontes, além de que também precisa de um compartimento de molas, coisa que uma Guitarra Les Paul, SG ou Telecaster não tem, por exemplo. E levando em conta, que uma Floyd Rose de qualidade está em torno de R$ 500,00 e se levarmos em conta o gasto com o Luthier vai sair muito mais caro do que muita Guitarra por ai. Por isso que eu acho melhor já comprar uma Guitarra com esse sistema. Hoje em dia já existe Les Paul saindo de fábrica com Floyd Rose, Strato saindo de fábrica com Floyd Rose e até alguns casos de SG. O que está se popularizando mesmo é as Les Paul com Floyd. Recentemente a Gibson lançou um novo modelo da Les Paul Studio com Floyd Rose (o com ponte Tune-O-Matic não saiu de linha). E como a linha Studio é a mais acessível, já mostra o interesse deles de popularizar as Les Paul com Floyd Rose. Tem quem acha que é errado, pois Les Paul é uma Guitarra muito clássica e sua tocabilidade não é tão boa para o uso de uma Floyd Rose e tem outros que acham que ficou uma maravilha! Mas como cada um tem sua opinião, prefiro me manter em silêncio.

Fotos:


Ponte Floyd Rose. Observe que ela possui 1 Saddle para cada corda, como nas Stratos e na maioria das Guitarras. Os parafusos para regulagem das Oitavas são esses que ficam no final da ponte (da esquerda para direita). E as mini-tarraxas são essas bolinhas.

Ponte com Floyd Rose com Micro Afinação e Alavanca: Na Guitarra mostrada acima também é possível colocar a Alavanca, pois ela possui a mesma ponte. Repare essas bolinhas pratas na parte de cima da foto, isso são as tarraxas da ponte, onde é possível executar a Micro Afinação.

Bom... A Ponte da sua Guitarra é Critério seu, teste Guitarras com Floyd Rose e repare a diferença, se você gostar, tente adquirir uma Guitarra com esse tipo de Ponte ou troque a ponte da sua Guitarra por uma destas ai. Nunca se esqueça de testar o equipamento, e pesquise sobre os preços para não sair no prejuízo em uma negociação.


Fiquem com Deus, Abç!

domingo, 20 de março de 2011

Microfones...

 Em Homenagem ao meu Amigo Franklin Souza (e é claro para você leitor) resolvi escrever esse Post, para dar uma Diferenciada nos assuntos. Todo mundo sabe o que é um Microfone não é?, quem nuca viu alguma pessoa cantar?. Existem basicamente dois tipos de Microfones, os Microfones com Fio e os Microfones sem Fio.

O que são Microfones com Fio? Microfones com Fio são Microfones comuns, ou seja, são ligados por um cabo, que além de transmitir energia, envia o som gerado para um aparelho (uma caixa Amplificada por exemplo.). Os Microfones com Fio são muito populares, pois além de ter um preço bem acessível (no máximo uns R$ 90,00), são fáceis de utilizar, precisando apenas de um Cabo e uma Caixa.

O que são Microfones sem Fio? São Microfones que não possuem o cabo de Ligação, por isso são maiores, porque possuem o compartimento da bateria e a antena de comunicação. Eles funcionam como uma espécie de rádio, que podem ter sinal VHF ou UHF e eliminam os ruídos e interferências (microfones sem fio profissionais tem mais qualidade de som, e menos interferência). A regulagem da frequência do seu Microfone tem que ser feita por você, então tenha conhecimento das frequências para não ter interferências no som.O microfone sem fio está ligado a um transmissor e os sinais são recebidos pelo receptor ligado à mesa de som ou ao aparelho de gravação. Por isso não possuem cabo.

Vantagens do Microfone sem Fio: Sem dúvida a maior vantagem do Microfone sem Fio é a locomoção, vc tem grande variedade de movimentos sem se preocupar se o fio vai enroscar em alguma coisa (caso do Microfone com Fio). E você ainda evita os populares choques que se pode levar no caso dos Microfones com Fio. (eu mesmo já levei bastante choques.)

Desvantagens do Microfone sem Fio: Os Microfones sem Fio, na minha opnião só possuem uma desvantagem: Eles tem alto custo, pode ser encontrados por no mínimo R$ 200,00 (pelo menos entre minhas pesquisas), se for um Microfone mais Iniciante.

Fotos:
Esse é o Microfone KRU-161, ele possui: 
 
Sistema PLL multi-frequências 
com 16 canais pré-definidos

Sistema True diversity de 
recepção de sinal (KRU-161)

Conectores de saída XLR e 1/4”
Alimentação do transmissor 
(2 Pilhas AA)

Fonte chaveada 100~240 VAC

Terminais de contato para a 
utilização do carregador de 
pilhas (C-10H)
Esse é o Microfone KLT-5, Ele possui:


Com chave ON/OFF
Acompanha Cabo
Captação Dinâmica
 

Esses Microfones podem ser Encontrados no Link: http://www.sonotec.com.br/categorias/microfones.php

Então é Isso Pessoal, sempre lembre de testar, procure um modelo que caiba no seu bolso e atenda bem suas necessidades.

Espero ter Ajudado.

O que é uma Pedaleira?

Gente, estou mais "Guitarrístico" ultimamente, mais brevemente escreverei mais posts sobre Violão! Hoje estou aqui pra falar de PEDALEIRA. Bem... Pedaleira é quase um Pedal, ou mais que um Pedal, depende da sua opnião. Ela também é usada para criar efeitos junto com sua Guitarra e um Amplificador, semelhante a um Pedal. Como eu já expliquei Pedais são equipamentos usados para fazer diversos efeitos usando o som da sua Guitarra e repassando para o seu Amplificador. Já as Pedaleiras juntam todo os efeitos dos Pedais e também recebem o som da sua Guitarra e repassa ele para seu Amplificador.
As pedaleiras são mais recomendadas para iniciantes, pois tem um preço muito acessível e são fáceis de usar, além de reunir vários efeitos em um só equipamento.

Quais são os efeitos de uma Pedaleira? As pedaleiras são famosas por reunir um grupo de efeitos, ou seja, você pode ter vários efeitos de pedais, em um único equipamento, então seria mais prático para um Iniciante por exemplo, já que não precisaria gastar muito com diversos pedais, ou montar um set.

O que é Melhor, Pedaleira ou Pedal? Olha, as opniões são várias, nunca tive uma pedaleira nem um pedal, porque ainda toco só Violão (e tô sem grana pra comprar uma Guitarra e um Amplificador), então não tenho nada contra a nenhum dos dois, mas lendo um comentário de um Cidadão em um site sobre determinada pesquisa, ele falava: "A Pedaleira tem um som mais artificial, ou seja, ela tem o mesmo som mesmo trocando de Guitarra, já os Pedais possuem melhor qualidade nos Efeitos e mudam muito de Timbre, de uma determinada Guitarra para outra". Então tá ai a dica, se você tá começando agora, compre uma pedaleira, pra que você quer um som profissional se ainda é iniciante? (sem ofenças!), depois quando começar em uma banda e tal, invista nos seus equipamentos, montando um set de Pedais por exemplo.

(Já que falei aqui) O que é um Set de Pedais? Resumindo: Um set de Pedais é uma Case (capa resistente que aguenta muitos impactos: Só não saia batendo seu set por ai pensando que não vai quebrar!) que possue os tamanhos básicos de encaixe para colocar um número de Pedais (5 pedais por exemplo). Estes Pedais são ligados por uma Fonte, que pode vim ou não junto com a Case, e são ligados normalmente com sua Guitarra e seu Amplificador. Então um Set é uma "Pedaleira Avançada" que possui diversos efeitos juntos, com um som Profissional e um Timbre de qualidade!

Quais as variedades de Pedaleiras? Existem uma Variedade Infinita, cada uma com seus determinados efeitos: A Pedaleira Zoom G1 Next é uma Pedaleira mais para Iniciantes, com poucos efeitos e um timbre com alguns defeitos. Já a Pedaleira Boss GT-8 possui um Timbre mais profissional, com mais efeitos e uma qualidade de Timbre indiscutível. É claro que varia muito o Preço: Uma Pedaleira Zoom G1 Next custa em torno de R$300,00, já a Pedaleira Boss GT-8 custa em Torno de R$ 1.500,00 , então pense bem antes de comprar qualquer Pedaleira.

Fotos:

Essa é a Pedaleira Boss GT-8: Repare na quantinade de botões e nas saídas e entradas dela. É uma Pedaleira praticamente Profissional.

Essa é a Pedaleira Zoom G1 Next, repare que ela não possui tantos controles como a Pedaleira Boss GT-8, então percebe-se que é uma Pedaleira para Iniciantes, com poucos efeitos.

Então é isso Pessoal. Espero ter Ajudado.


sábado, 19 de março de 2011

Customizações para seu Violão.

Bom... Alguns falam que customizar o Violão causa problemas, deficiências no som, e etc... Quem já customizou sabe o que aconteceu, e se não deu certo provavelmente se arrependeu, então para não correr esse mesmo risco, resolvi escrever esse Post.Ultimamente venho falando muito sobre Guitarras (O post sobre Pedaleiras ainda está em produção.) e quase nada sobre violão, mais resolvi fazer esse tópico para não fazer desfeitas aos leitores do blog. Customizar seu Violão envolve tudo: desde colocar um Marcador de Escala para facilitar a identificação dos acordes, até customizar escudos, pintura e etc. Vou falar aqui de alguns produtos comuns na área de customização.

Marcadores de Escala: São adesivos que sevem para colocar na escala do seu Violão (Guitarra ou Contra-baixo), (a escala é a parte da frente do braço do Violão onde você aperta os dedos nas cordas para efetuar os acordes). Esses marcadores são própios para colocar na escala, ou seja, eles vem em cortes certos, que cabem perfeitamente na escala do seu Violão, necessitando apenas retirar as cordas para ter uma boa aplicação do adesivo. Existem vários modelos: modelos comuns como as bolinhas brancas, até modelos sofisticados como o modelo Les Paul em ouro escovado. Existem ainda modelos personalizados com o seu nome, modelos que formam uma figura (como uma montanha), modelo com flores, e caveiras, as formas são infinitas, e cabe a você escolher. Lembre-se de especificar as casas do seu Violão: se ele é de Nylon normalmente terá 19 casas. Se for de Aço terá normalmente 22 Casas, e ainda existem as Guitarras que possuem 24 Casas, então se lembre de perguntar ao vendendor se é própio para o tipo do seu Violão.

Escudos: Os Escudos ou Protetores de Palhetadas ficam abaixo da boca do Violão seguindo até perto do cavalete. Também existem vários modelos e várias cores. Existem os comuns apenas em uma cor lisa, existem o que tem o nome da Marca do Violão, os que são personalizados com o seu nome e os que são florados (que seguem até depois do cavalete com desenhos de flores). Cabe a cada um o Modelo e a cor que quiser. Além disso é preciso falar se seu Violão é Cutway ou Normal, que tem modelos que não servem em Violão Cutway.

LogoMarcas: São adesivos que tem o nome ou logo da empresa que produz o Violão ou a Guitarra como a Ibanez por exemplo, eles servem para por na Mão do Violão (onde ficam as tarrachas), e possuem várias cores, vários tamanhos e também podem ser personalizados. Você também pode pedir um com uma Marca menos Conhecida (como a Phantom fabricadora de Violões por exemplo) e com as especificações do tamanho da mão do seu violão. Também deve ser observado se seu Violão é de Nylon ou de Aço, geralmente os Violões de Aço possuem apenas os lugares onde colocamos a corda para enrolar. Já os Violões de Nylon possuem a Mão furada por dois furos, cada um com 3 tarrachas laterais, e os lugares onde enrolamos as cordas então possuem menos espaço. Por isso cuidado para não comprarem marcadores imprópios.

Adesivos Personalizados: Estes Adesivos são Adesivos que podem possuir diversas figuras, como caveiras, guitarras ou violões, rostos, raios, flores, palhetas e etc. São vários modelos. Você quem escolhe. Esses Adesivos são os responsabilizados pelo som deficiente que o Violão pode possuir depois da Aplicação. Então pense bem antes de por um destes. Se seu violão já vim com estes Adesivos de fábrica, não fique preocupado, pois não tem a menor chance de provocar problemas no seu Violão, já que são exclusivamente fabricado pelos fabricadores do seu Violão.

Fotos:

Marcador de Escala Para Violão em Modelo Refletivo (brilham diante da luz) com um desenho exótico.

Escudo Comum para Violão, repare a parte do corte, é a parte onde fica abaixo da Boca do Violão.

Algumas LogoMarcas que podem ser postas não só em Guitarras e Violões, como também em Teclados, Baterias ou até Pedais. Ainda existem modelos de logomarcas como o da Les Paul que sevem para Indicar o Modelo do seu Instrumento (se não vier de fábrica por exemplo).

Então é isso pessoal, lembrem-se sempre de testar para não ter imprevistos!

Espero ter Ajudado.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pedais: Saídas e Entradas.

Bom gente. No post anterior falei de Pedais, Efeitos, especificações, e hoje vou falar as saídas e entradas que eles possuem. Já expliquei pra vocês o que são pedais, os efeitos, e etc, e tá na hora de aprender a ligar seu pedal na sua Guitarra e saber como poderá aproveitá-lo melhor. Os pedais são equipamentos que tem como função provocar efeitos juntos a uma Guitarra (Violão ou Contra-Baixo) e dar volume ao som. Os pedais possuem vários "furos" se é que posso chamá-los assim. Esses furos na verdade são as Entradas ou Saídas dos Pedais e é isso que irei explicar agora.

As Entradas: São os lugares que conectamos nossa Guitarra (Violão ou Contra-Baixo). Elas geralmente possuem a entrada P10 Padrão (Aliás nunca vi uma com outro tipo de Entrada!). Cada pedal tem suas configurações e alguns podem ter duas entradas como o Pedal Boss RV-5 Reverb, que foi mostrado aqui no Post Anterior. Duas Guitarras podem ser Ligadas nesse tipo de Pedal, então o desempenho vai depender da qualidade do som produzido pelos dois Instrumentos ligados no Pedal, então com esses pedais não pode vacilar. Além disso não faz mal Ligar apenas uma Guitarra no Pedal, não haverá problema algum. Então vale apena comprar um Pedal desses, porque vai que você resolve tocar junto com um amigo... Nunca se sabe né?


As Saídas: São os lugares onde conectamos nosso Amplificador. Normalmente os pedais só possuem uma saída, que é a saída Padrão P10 que é conectada no Amplificador que também tem Entrada P10 onde conectamos o cabo que vem do Pedal. Pra quem não entendeu nada que eu falei: Agente conecta a Guitarra no Pedal, e o Pedal no Amplificador, no mesmo local onde conectamos a Guitarra no Amplificador. Existem vários pedais com duas Saídas, ou seja, podem ser ligados em dois Amplificadores e dividir o sinal, ou também pode Ligar só em um. No mesmo caso da saída, não há problema se você só ligar uma saída do Pedal para um único Amplificador. Pedais com esse modelo são o: Pedal Boss RV-5 Reverb, (que além de ter Duas Entradas tem também Duas Saídas. O pedal Ibanez CS9 Chorus Stereo, (que só possui as duas Saídas: dai o nome de Stereo, pois o sinal dele é Stereo.). E o pedal Ibanez AD9 Analog Delay, (que também conta com duas Saídas e Apenas uma Entrada).

Fotos:

Esse Pedal como já foi falado possui as Duas saídas Stereo e a Entrada P10 Padrão.



Este Pedal é Comum, Possui o Efeito Distorção (Distortion) e apenas Uma Entrada e Uma saída.



Esse Pedal Possui o Efeito Reverb, possui Duas Entradas e Duas Saídas: A Entrada "A" é a entrada Mono (a Entrada onde deve ser ligada a única Guitarra utilizada, se você for tocar sozinho.) e a Saída "A" é a saída Mono (onde se deve ligar no Amplificador, caso não use as duas Saídas.)

Aumentei o Tamanho das Imagens para facilitar a visualização de todo o Pedal.

Espero ter Ajudado Vocês.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Pedais... Quais comprar? Quais Efeitos?

Bem pessoal... Não tenho escrito muita coisa, ando muito ocupado, Provas Escolares sabe? Mais voltando aqui ao assunto hoje eu vou falar de pedais. No entusiasmo de uma nova Guitarra, de um novo Amplificador, muitas vezes esquecemos um ponto importante nisso tudo: Os pedais. Existem vários efeitos: Distortion, Chorus, Flanger, Delay, Booster... (vou logo avisando, o post é grande!) Aqui vai nomes efeitos e controles de alguns pedais:  (FOTOS ABAIXO)

Overdrive: A intenção desse efeito é produzir a saturação leve e natural de um amplificador valvulado em volumes muito altos.Ainda no Overdrive temos uma ramificação de um efeito chamado CRUNCH, que nada mais é que um Overdrive com muito menos ganho, pode se considerar ainda um Boost com acréscimo de médios.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas Respectivas funções:
Drive ou Gain – controla a quantidade de saturação ou seja o quanto a unidade vai saturar;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone – controle o timbre do efeito, geralmente o corte e acréscimo de freqüências agudas.

Distortion: O tipo de pedal que mais gosto, pois pra quem toca estilos como o da banda Raimundos, Ramones, e bases de Nirvana e Guns N' Roses como eu, é muito necessário.É uma saturação mais dura e pesada, e em relação ao overdrive tem os harmônicos mais acentuados. O sinal fica mais “sujo” tornando-se ideal para estilos mais “pesados” de Rock.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Distortion – controla a quantidade de distorção;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone ou Equalização – controla as quantidades de graves e agudos.

Fuzz: As primeiras unidades de saturação foram os Fuzz, que apareceram na década de 60 e foram muito populares.O Fuzz tem um timbre muito particular que realça os harmônicos ímpares, evidenciando muito a onda quadrada. Provavelmente seja esse o motivo de ser difícil audição, alguns acordes.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Fuzz – controla a quantidade de saturação;
Volume – controla o volume de saída do efeito.
Tone – controla o corte e acréscimo de freqüências agudas.

Boost / Pré Amp: Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer. É um aumentador de volume.
Bom se lembrarmos que a saturação é volume sobre volume, o boost é então um ótimo saturador de outros efeitos de ganho, ou seja se colocarmos mais volume da entrada de um pedal de distorção/overdrive/fuzz, o resultado final é mais saturação na saída de uma dessas unidades

A maioria dos pedais deste tipo conta com esse botão e sua respectiva função:
Volume – controla o volume do sinal que recebe.

Chorus: O Chorus é um tipo de efeito onde se parece que tem outro instrumento (no caso, outra guitarra) tocando junto com você, mais levemente desafinado, com algumas variações. Essa desafinação é gerada pela velocidade da Frequência das Ondas.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Outros – os chorus modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente do chorus é o Depth e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

Flanger:Esse efeito é semelhante ao phase e foi usado pela primeira vez em uma gravação pelo inovador guitarrista Les Paul.
Inicialmente o principio de funcionamento é igual do chorus (dobra + atraso + desafinação + sinal original), mas quando esse chorus foi soar, pegaram essa saída e jogaram novamente na entrada, ou seja, pegaram o sinal que ia sair de um chorus e realimentaram ele, jogando esse sinal na entrada novamente. Então o sinal é tratado como chorus e volta para um segundo tratamento causando um efeito de “redemoinho” ou de “avião a jato”.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Res / Resonance / Feedback / Regen – esse é o responsável pela quantidade de sinal que realimentará o efeito, quanto mais realimentação, mais presente será o efeito flanger.
Outros – os flangers modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente o flanger é o Depth, o Feedback e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.

Phaser: O phase era produzido originalmente gravando e reproduzindo o mesmo sinal em dois gravadores; as variações de pitch e velocidade provocam um efeito (wooshing). Largamente utilizado nos anos 60 pelas bandas psicodélicas, o phaser continua a ser um efeito popular. Esta unidade data de meados dos anos 70. O efeito de phase emprega atrasos muito curtos na faixa de 1 a 10 ms. Quando o sinal original é atrasado em relação ao sinal repetido ocorre um efeito conhecido por comb filter no qual as frequências cujos períodos estão diretamente relacionados ao tempo de atraso são atenuadas e reforçadas devido ao cancelamento de fase.

A maioria dos pedais deste tipo conta com esses botões e suas respectivas funções:
Rate / Speed - Determina a velocidade com o que o modulador irá varrer ciclicamente a faixa de espectro determinada.
Range - determina essa faixa do espectro a ser varrida pelo modulador.
Outros - filtros, feedback loop.

Delay: Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco. inicialmente os delays foram feitos a partir de uma máquina com fita magnética (tipo k7) que gravam e devolve o som gravado com dois cabeçotes, um de gravação e outro de reprodução. O tempo de delay era regulado através da velocidade com que essa fita girava no aparelho. Depois disso veio o delay analógico eletrônico e em meados da década de 80 veio os delay eletrônicos digitais – a vantagem desses eletrônicos é a maior capacidade de armazenamento de dados gerando delay de mais de 1 segundo.
Geralmente gerado pelo armazenamento do sinal de áudio em um buffer eletrônico por certo período de tempo para depois ser reenviado para a saída de áudio. O efeito mais simples é conseguido pela soma do sinal original com o sinal atrasado.

A maioria dos Pedais deste tipo contam com esses botões e suas respectivas funções:
Delay Level – Volume do som atrasado, volume do efeito delay;
Delay Time – Controla o tempo entre uma repetição e outra do delay;
Feedback – Controla o número de repetições que o delay terá;
Outros – Unidades com recursos adicionais podem ter os controles: Tap Tempo, ping-pong, reverse, hold (repetições infinitas), multi delay, etc...

Reverb: Efeito irmão do delay, a diferença está que ao invés de se ter uma única reflexão “indo e voltando” da origem sonora ao obstáculo, agora o reverb apresenta várias reflexões com vários tempos de atrasos diferentes, pois temos que imaginar vários obstáculos, uma mais perto outro mais longe e a reflexão do obstáculo mais próximo é mais rápido do que o que está mais longe..

A maioria dos pedais deste tipo contam com esses botões e suas respectivas funções:
Reverb type – seleciona o tipo de sala a ser escolhida;
Decay / Time – controle de duração do reverb até não ter nenhuma reflexão soando;
Mix – controla a mistura do som reverberado com o som original;
Diffusion – controle de densidade das reflexões;
Pré-Delay – controle de tempo para que o som comece a reverberar

Pedais Afinadores: Está ai uma coisa necessária (se você sentir dificuldade em um afinador normal).O afinador só indica em qual freqüência está (e logicamente irá mostrar qual nota é referente a essa freqüência). Como em qualquer modalidade de equipamentos sempre existem alguns modelos com alguns recursos a mais e com os afinadores não seria diferente. Algumas unidades afinam a guitarra sozinha, outro afinadores mandam uma luz sobre a corda tocada e “detecta” qual corda é e em qual freqüência está, etc.
Os modelos mais usados são os afinadores de mão e os em formato de pedal.

Esse tipo de Pedal não conta com efeito por isso não possui botão de regulagem.

Fotos:
Este é o Pedal Ibanez TK-9999US Tube King Overdrive, Ele possui o Efeito Overdrive e conta com os 3 controles.  

Este é o Pedal Ibanez Jet Driver 9 Distorcion, Ele possui o Efeito Distortion com 4 controles.
Esse é o Pedal Boss FZ-2 Fuzz / Boost, Ele possui o Efeito Fuzz e 3 Controles.  

Esse é o Pedal MXR Micro-Amp Preamp, Ele possui o Efeito Booster/Pré Amp, e conta com seu único controle.  
Esse é o Pedal Ibanez CS9 Chorus Stereo, ele é Stereo (possui duas saídas), Tem o Efeito Chorus e 2 controles.
Esse é o Pedal Ibanez FL9 Flanger, Ele possui o Efeito Flanger e conta com 4 Controles.
Esse é o Pedal Ibanez PT-9 Phaser, Ele possui o Efeito Phaser e possui 3 controles.  

Esse é o Pedal Ibanez AD9 Analog Delay, Ele possui o Efeito Analog Delay e conta com 3 controles.
Este é o Pedal Boss RV-5 Reverb, Ele possui o Efeito Reverb e contra com 2 Entradas e 2 Saídas, além dos 4 controles. 
Esse é o Pedal Boss TU-2 Chromatic Tuner / Power Supply, Ele é um Pedal Afinador, conta com 2 saídas.

Review Pedal Chorus CS9 Ibanez feito pelo Cifra Club: http://www.youtube.com/user/CifraClub?feature=mhum#p/c/0/y-FKzVkGiDI

Procure o pedal que se encaixe nas suas necessidades, e compre o que achar melhor, contando é claro com o Custo Benefício, os pedais mostrados nas fotos como o Ibanez, tem valor alto, apesar de ser um excelente pedal. Então pense bem quanto vai gastar. Você ainda pode comprar uma Pedaleira, mais isso é assunto de outro post. Lembre - se, sempre teste o produto antes de comprar, e se não for possível testar pesquise muito a respeito.

Espero ter Ajudade vocês.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Violão ou Guitarra? Eis a dúvida!

Bem... Conto muitas histórias minhas aqui e ai vai mais uma: Há uns 4 Meses atrás resovi tocar Violão, comecei com um Violão da Minha Prima, um Di Giorgio Signorina 16, que saiu de linha para a entrada do Estudante 18. Bom... Não tenho o que reclamar dele, só q acho o braço muito grosso, e como iniciante não foi uma das melhores experiências da minha vida. Tive tudo pra ser desmotivado a tocar: Violão que não atendia as minhas necessidades (não estou reclamando, boa vontade da minha prima ter me emprestado.), meus pais não queriam que eu tocasse, e nem me ajudavam a comprar o meu Violão(Amo muito meus pais, mais se tem uma coisa que eles não me deram apoio foi na minha carreira de "Instrumentista".). Depois de muitos tempos com o Di Giorgio, aprendi muitas coisas, técnicas e tal, e apendi algumas coisas sobre guitarras também (apesar de nunca ter tocado em uma.). Resumindo, depois de uns 4 Meses ajuntando o dinheiro, comprei o meu Violão (com uma ajudinha de um emprestimo com o meu Pai, hehe.), não é grande coisa não, mais eu ainda tenho que aprender muita coisa, comecei praticamente agora e não vale apena comprar um Violão Profissional para um Violonista Iniciante, e depois dele pretendo comprar uma Guitarra.
Deixando de falar de mim e começando a falar de você leitor: você quando está começando ou quando estava começando sempre pensava no violão certo? Ou já pensava numa futura Guitarra? Como não sei das respostas vou falar mais dos iniciantes aqui: Quando se começa a tocar vem logo na mente, eu vou comprar tal instrumento. É o intusiasmo do início, mais calma gente, pegue primeiro um violão emprestado de algum amigo, pra ver se consegue fazer alguma coisa, começando, se você gostar mesmo compre o seu e invista depois. Do mesmo jeito para quem já toca a muito tempo Violão começar na guitarra. Pegue emprestado uma guitarra de um amigo, veja se consegue fazer alguma coisa, veja se gosta do instrumento, se gostar compre o seu e se dedique muito.
Seja responsável, pois pegar alguma coisa emprestada e devolver de outra forma vai causar mais impressões e você poderá precisar novamente.
Faça a manutenção do seu instrumento ou do instrumento imprestado, pois quando melhor fica o som, melhor fica o aprendizado. Começar com um violão ruim e sem manutenção não é a melhor coisa do mundo.
É preciso tocar Violão para poder tocar Guitarra? Não! Já vi muita gente comprar uma Guitarra sem nem saber o que é um Sol Maior, sem saber o que é um Acorde, e etc. Mais é preciso um pouco de teoria para se começar na prática. Quanto aos conceitos na Guitarra, se você já toca Violão será mais fácil tocar Guitarra, pois você já tera mais prática com palhetadas, ritmos, acordes e etc.

Custo Benefício: Não é errado você começar na Guitarra, mais lembre-se, você pode não gostar muito do instrumento, então é melhor comprar logo um violão porque é mais barato e a manutenção também é mais barata. Comprar uma Guitarra sem comprar no mínimo um Amplificador é mesmo que comprar só o braço do Violão: você não vai conseguir fazer nada.

Um vídeo dando dicas para a compra feito pelo Cifra Club: http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/535/


Então é isso pessoal, espero ter Ajudado vocês, e lembrem-se, nunca desista, e não se desanime, porque não se aprende a tocar em um instrumento da Noite pro Dia!